Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Pesquisa aponta que os balanços ajudam as crianças a trabalhar em equipe

12.09.2017
10:19
FONTE: Crescer

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • como_fazer_balancos_para_seus_filhos_010

    ilustração

Não é de hoje que os especialistas ressaltam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Um estudo da Universidade de Washington (EUA) comprovou que os balanços (sim, como aqueles que do playground do prédio ou da pracinha) ajudam os pequenos a trabalhar em equipe. 

 

O segredo está no esforço que eles fazem para entrar no mesmo ritmo, quando brincam lado a lado. “A sincronia estimula a cooperação porque a atenção fica voltada para o engajamento com o outro”, explica Tal-Chen Rabinowitch,um dos pesquisadores responsáveis pelo trabalho, publicado no Journal of Experimental Psychology, da Holanda.

 

 Para chegar a essa conclusão, os cientistas dividiram crianças de 4 anos, que não se conheciam, em duplas. Algumas foram orientadas a balançar em sincronia, outras, desordenadamente, e outras a não fazer o movimento de vai e vem. Em seguida, as mesmas duplas tinham que resolver tarefas, como de um jogo de computador em que era preciso apertar botões ao mesmo tempo, e uma que envolvia pegar e devolver objetos para conseguir montar um quebra-cabeças. Os pares que balançaram em sincronia se saíram melhor nas atividades, que exigiam habilidades de cooperação.

 

Para a psicopedagoga Larissa Fonseca, autora do livro Dúvidas de Mãe (Parábola Editorial,R$ 39), o resultado da pesquisa faz todo o sentido. “Brincadeiras coletivas estimulam ações colaborativas. O balanço exige que os pequenos se adaptem à situação e se comprometam com o outro, trabalhando juntos em prol de um objetivo comum”, afirma.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO