Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Piscicultores de MT investem na reutilização, industrialização e comércio de pele de peixe

18.11.2019
07:46
FONTE: TV Centro América

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Frigorífico no Distrito de Primaverinha, em Sorriso (MT) — Foto: Reprodução/TVCA

    Frigorífico no Distrito de Primaverinha, em Sorriso (MT) — Foto: Reprodução/TVCA

  • Couro de peixe utilizado na indústria — Foto: Reprodução/TVCA

    Couro de peixe utilizado na indústria — Foto: Reprodução/TVCA

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Mato Grosso é o quarto estado que mais produz peixes no país, com mais de 54 mil toneladas por ano. Diante da produção, os piscicultores estão investindo na reutilização da pele do peixe e aumentando os lucros.

 

Pintado e tambaqui, são duas das espécies criadas em um Centro de Piscicultura em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. São 400 mil peixes espalhados em 130 viveiros. Cerca de 95% da produção são vendidos para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Maranhão.

 

Em um frigorífico localizado no Distrito de Primaverinha, ainda no município de Sorriso, o abate chega a 10 toneladas de pescado por dia, nesta época do ano.

 

De acordo com o responsável técnico pelo local, Salomão Rodrigues 80% do produto é destinado para o corte e esses cortes geram de 4 a 6% de pele, que é direcionada para a fábrica de ração. Da pele é feita uma farinha, que é incorporada na ração, que volta novamente pro pescado no alevino, na recria, na engorda, como alimentação.

 

Ainda segundo sele, o frigorífico produz uma média de 400 a 500 quilos de pelo, por dia.

 

A pele do peixe ainda pode se transformada em couro e ser utilizado, por exemplo pela indústria da moda. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP), ministraram um curso no frigorífico de Mato Grosso, para ensinar o processo de produção do couro de peixe.

 

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Manuel Jacintho, a proposta é agregar valor e, se essa agregação for interessante para a indústria, vale a pena piscicultores e frigoríficos fazerem o investimento.

 

O engenheiro de pesca Luciano Hinnah acredita que o investimento é válido. “Tendo uma indústria que utilize esse subproduto, um couro, uma farinha de víceras, algo desse tipo, até economizaria no frete", comentou.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO