Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

PJMT investe em curso de controles internos

24.04.2017
16:56
FONTE: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • curso de controles internos PJMT

    As aulas que ocorrem das 8h às 12h e das 14h à 18h, se estendem até a próxima quinta-feira, 27 (Foto: Otmar Oliveira)

A atual administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem investimento na capacitação dos servidores. A partir desta segunda-feira (24 de abril) é ministrado o curso de ‘Controle Internos, Riscos e Governança no Setor Público’, na Escola do Poder Judiciário, para integrantes das Coordenadorias Administrativa, Controle Interno, Planejamento, Infraestrutura, Recursos Humanos, juízes auxiliares e Presidência. As aulas que ocorrem das 8h às 12h e das 14h à 18h, se estendem até a próxima quinta-feira, 27.

 

Dentre os temas abordados estão os princípios da Governança Pública; gestão de riscos e de controles como instrumentos de Governança Pública; gestão de riscos em Processos, Projetos, Portfólios e Programas; prestações de contas aos Tribunais de Contas; o Risco e Fiscalização no Setor Público como auditoria pública baseada em risco, entre outros.

 

Abordagens que, conforme o instrutor, Ismar Barbosa da Cruz, são fundamentais para o alcance dos objetivos estipulados pelo Judiciário. “O Tribunal de Justiça está na vanguarda da área, fato que é importante, pois demonstra o comprometimento da alta administração com a qualidade do serviço público. Este é considerado um dos pilares elementares para a adoção de melhores práticas de gestão de risco”.

 

O curso será desenvolvido em quatro capítulos, os quais serão proferidos um a cada dia. O primeiro deles trata de Governança; o segundo sobre Controles Internos; o terceiro, aprofundamento da Gestão de Riscos e avaliações e o quarto e último, Fiscalização e Controle.

 

Temáticas que segundo a coordenadora de Controle Interno, Simone Borges, atendem a um dos novos projetos do biênio 2017/18, que é a implementação da gestão de riscos no PJMT. “A ideia é nivelar conhecimentos das áreas meio e administrativa sobre o assunto. Bem como, incentivar um olhar mais cuidadoso no exercício das atribuições, por meio de atividades práticas que serão desenvolvidas ao longo do curso. Estamos gratos à administração, já que a disseminação de conhecimentos favorece o atendimento dos serviços prestados ao jurisdicionado”.

 

Para a assessora jurídica da Presidência, Nadir Martins Araújo, uma das participantes do curso, a capacitação de modo geral produz mudanças e traz melhores resultados. “É excelente ter a oportunidade de aprender sobre este conteúdo, corrobora a preocupação da atual gestão com a sociedade. Quando se conhece do tema corre-se menos risco de errar e o resultado é um trabalho mais eficiente e qualitativo”.

 

O curso tem ainda como meta discutir medidas e rotinas que permitam mais segurança para atingir os objetivos da instituição. Assim como, reforço dos mecanismos de liderança e dimensão de controle – a exemplo de auditoria interna e gestão de risco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO