Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Plano Nacional de Educação é celebrado com avanços

13.12.2018
12:31
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • a400749f_6b84_4511_bde1_13dc4423f22b

Comemorado nesta quarta-feira (12), o Dia do Plano Nacional de Educação (PNE) foi instituído em 2009. Desde a Constituição Federal de 1988, o governo federal passou a ter obrigação de planejar o ensino, com o objetivo de oferecer uma Educação de qualidade para toda população brasileira. A data é celebrada em 2018 com avanços.

 

Para incentivar estudantes de todas as séries e idades, bem como atingir as metas do PNE, o governo do Brasil tem lançado uma série de ações. Medidas como a liberação de verba para ensino integral e programas como o Mais Alfabetização, que alcançou a marca de 3,1 milhões de estudantes beneficiados, foram criados no último ano para melhorar os índices e a qualidade da educação no país.

 

Em novembro deste ano, entre diversas outras medidas, o governo lançou ainda o Programa Escola do Adolescente. Voltado às turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto busca combater o abandono e a repetência na etapa final desse nível educacional.

 

No ensino superior, foram aprimorados o Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos, para permitir que um maior número de estudantes se mantenham na universidade e concluam os cursos desejados.

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também tem concedido bolsas para a formação de pessoas no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

 

O PNE

Por meio de um conjunto de 20 metas e mais de 250 estratégias do plano atual, vigente desde 25 de junho de 2014, são contemplados todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, desde a Educação Infantil à Pós-Graduação.

 

Há também diretrizes para incentivar e apoiar a formação docente e a gestão democrática nas instituições de ensino superior. De acordo com a lei vigente, o plano envolve responsabilidades compartilhadas entre União, estados e municípios, com metas que precisam ser cumpridas até 2024.

 

Brasil próximo da meta

Entre as metas mais próximas de serem alcançadas está a universalização do ensino infantil para crianças de 4 e 5 anos, bem como da presença de todas as crianças de 6 a 14 anos no ensino fundamental, além da alfabetização de jovens e adultos. Esses objetivos já estão próximos de serem alcançados com índices de 90,5%, 97,7% e 92% nas três áreas, respectivamente.

 

No quesito formação de professores, a meta está ainda mais próxima de ser alcançada. De acordo com dados do Observatório do PNE, em 2016, o Brasil formou 59.614 novos mestres. Até 2024, o propósito é aumentar para 60 mil o número de pessoas tituladas com mestrado. O acompanhamento dos objetivos do PNE é feito a cada dois anos.  

 

Inclusão

O PNE também orienta estratégias específicas para a redução da desigualdade e ampliação da diversidade na educação, com metas para formação de alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e pessoas em regime de liberdade assistida.

 

Em novembro deste ano, o governo anunciou a distribuição de livros em tinta Braille nas escolas. Até então, muitos alunos cegos recebiam exemplares diferentes dos demais colegas de turma.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO