Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Por que o bebê não dorme? Conheça os inimigos do sono

02.08.2017
08:50
FONTE: Maria Clara Vieira

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • francisco_veste_macacao_de_algodao_da_renner_e_urso_de_pelucia_da_celina_dias_bebe

    O que atrapalha o sono do seu filho? (Foto: Guto Seixas / Editora Globo)

Uma boa noite de descanso é fundamental para o desenvolvimento infantil. É durante o sono que são liberados os hormônios do crescimento. Além disso, pesquisadores da Universidade de Otago (Nova Zelândia) descobriram que a criança que dorme mais e melhor tem menos chance de ser obesa. E os benefícios não param aí. Um estudo da Universidade de Princeton (EUA) com 1.500 crianças revelou que a privação de sono causa estresse fisiológico ou, em outras palavras, um envelhecimento celular precoce que pode estar ligado a doenças na vida adulta, como câncer e problemas cardíacos.

 

Fora os benefícios para o físico, não faltam provas de que dormir também é importante para a aprendizagem: uma pesquisa da Universidade McGill (Canadá), por exemplo, apontou que os alunos que dormem pouco apresentam pior desempenho nas aulas de linguagem e matemática. “A criança que não dorme o suficiente à noite tem muita sonolência diurna e isso traz prejuízos na escola e em outras atividades que realiza”, afirma o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital da Criança da Rede D’Or São Luiz (SP). E, para completar, você sabe bem: quando o seu filho não dorme, ele fica irritado e tende a se comportar mal.

 

1. FALTA DE ROTINA

De acordo com especialistas, o grande problema noturno da maioria das famílias é a falta de rotina – que leva a poucas horas de sono. Os motivos são vários: inexperiência dos pais para estabelecer horários, deixar que a criança fique conectada às telas por muito tempo ou vontade de ficar umas horinhas a mais com os filhos após um longo dia de trabalho...  “Com o pai e a mãe trabalhando fora, há dificuldade de impor limites. Os adultos chegam tarde e cansados em casa e os filhos querem atenção – e é normal atender a essa demanda. Mas isso pode se perpetuar e atrapalhar o sono. As crianças têm ido para a cama muito tarde, acordam cedo para ir à escola e acabam dormindo pouco”, explica o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono da Unifesp. O resultado são filhos irritados ao longo do dia, que podem, inclusive, ter o desempenho escolar afetado, já que não conseguem se concentrar nas aulas por conta do cansaço.

 

Solução 1

Estabeleça uma rotina e se organize para que a criança possa tomar banho, jantar e fazer a higiene bucal tranquilamente. Cumpra o que for estipulado. A decisão do horário que ela irá para a cama deve ser feita com base na hora que precisa despertar na manhã seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia.

 

Solução 2

Você vê pouco o seu filho e gosta de interagir com ele durante a noite? Isso é ótimo, mas deve ser feito respeitando a rotina e sem atrasar a hora de colocar a criança na cama. Nada de brincar até tarde da noite (especialmente se ela precisa acordar cedo). Uma dica importante é se desconectar dos eletrônicos e realmente dedicar atenção ao seu filho quando estiver com ele. Aproveite a hora do jantar para conversar e perguntar como foi o dia e a escola. Na hora de deitar, conte uma história ou leia um pequeno livro. Essas situações fortalecem o vínculo.

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO