Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Prefeita Rosana Martinelli inaugura escola municipal de educação infantil

29.05.2017
15:38
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • unnamed

    Esta foi a segunda escola na gestão Rosana Martinelli entregue em Sinop (Foto: Ascom Prefeitura)

​Após pouco mais de quatro meses na fila de espera por vaga em escola para os filhos Rubi e Rodolfo, de 2 anos, o casal Beatriz de Oliveira e Felipe Nezzi, vivenciou, nesta segunda-feira (29), a emoção de acompanhar os filhos no primeiro dia de aula. Na chegada dos pequenos ao novo ambiente, um misto de sentimentos pareceu aflorar em seus rostos. Aos poucos, o estranhamento e a surpresa foram cedendo espaço para a confiança e a segurança.

 

Moradores do bairro Jardim Celeste, Beatriz e Felipe verão, a partir de agora, seus filhos estudando na mais nova Escola Municipal de Educação Infantil de Sinop, a EMEI Sylvia Orthof, no bairro Jardim Botânico. O espaço, dotado de seis salas de aula e com um corpo pedagógico com seis professores, 12 bolsistas, uma diretora e uma coordenadora, além de uma secretária, dois zeladores e duas merendeiras, deu início ao ano letivo para um grupo de 130 crianças, com idades entre 1 a 3 anos, na manhã desta segunda-feira (29).

 

"Conheci o espaço e posso falar que gostei muito. Havia um pouco de preocupação, mas, agora, não mais, pelo fato de o espaço, o ambiente e a tranquilidade em saber que não mais ficaremos na lista de espera. Acho que as crianças vão gostar", expressou Beatriz.

 

Na EMEI Sylvia Orthof, que homenageia a escritora de mesmo nome, vão estudar crianças de bairros como Botânico, Jacarandás e Celeste, atendendo, inicialmente, uma das faixas etárias com maior demanda naquela região. Entre o público beneficiado está ainda a pequena Sara Vitória, de 02 anos, filha da dona de casa Sandra Duque Mendes.

 

​"Não estava esperando, pois foi rápido para ser chamado. Cerca de dois meses. Vai ser bom para a Sara conviver com outras crianças, já que ela ficava apenas comigo em casa", contou Sandra.

 

Nas boas vindas às famílias e comunidade em geral, a prefeita Rosana Martinelli (PR) lembrou do empenho do poder público municipal em inserir o máximo de crianças, ainda neste primeiro semestre, em sala de aula. Reforçou o papel dos pais em acompanharem seus filhos na escola e lembrou que o envolvimento das famílias também será necessário para assegurar o crescimento humano e intelectual das crianças. Em seu discurso, Rosana lembrou do desafio em assegurar vagas à totalidade de crianças em idade de a 0 a 3 anos no município, reduzindo a demanda reprimida. 

 

"Sabemos que o número de crianças que nasce em nosso município é grande e os pais estarão sempre demandando escolas. Mas estamos nos empenhando para baixar a espera", disse a gestora às famílias, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Educação e profissionais que atuarão na escola.

 

A prefeita destacou, também, que assegurar um espaço propício ao desenvolvimento intelectual e humano das crianças vai ao encontro de sua proposta de gestão, baseada na humanização do poder público. "Humanizar também é colocar crianças em sala de aula e é este nosso objetivo. Temos uma demanda muito grande [por vagas] e estamos conseguimos colocar nossas crianças em sala de aula, a exemplo desta unidade aqui que começa com 130 vagas, podendo ser ampliada para 400", reforçou a prefeita. 

 

A direção da nova unidade está sob responsabilidade da educadora Suzana Paula Marques. "Esta unidade vem somar com as outras [escolas de educação infantil]. Há um pedaço de cada um de nós [da equipe pedagógica e técnica] aqui. Talvez tenha sido demorado [o tempo de espera para os pais], mas foi por causa de termos um melhor espaço para receber todas as crianças", disse, aos pais, durante cerimônia de inauguração.

 

​Segundo explica a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, a EMEI Sylvia Orthof nasce com um olhar diferenciado em relação ao atendimento das crianças. "Esta é uma escola que já traz uma nova proposta da rede municipal  que são as salas ambientes. A criança participa de todos os ambientes. Tem um sala só para pintura, onde a criança pode vivenciar este mundo, tem uma outra só de contos, onde você mergulha no mundo da leitura. Assim, podemos transformar a criança em um cidadão mais completo, onde ele tenha seu olhar artístico despertado, o gosto pela leitura enraizado e que ele possa, com o decorrer da vida acadêmica, ter muito mais sucesso em virtude destes ensinamentos desde pequeno", completou.

 

Esta foi a segunda escola na gestão Rosana Martinelli entregue em Sinop. A primeira delas foi a EMEI Tatiana Belynki, no bairro São Cristóvão, inaugurada na sexta-feira (26). 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO