Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeito participa de reuniões em Brasília

22.11.2017
14:47
FONTE: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • reunião bsb

    Foto: Fernando Rodrigues/Vice-governadoria de Mato Grosso

Com o objetivo de debater infraestrutura, projetos e investimentos para Lucas do Rio Verde, o prefeito Luiz Binotti esteve em Brasília nesta terça-feira (21). Logo cedo participou de uma reunião, junto com a comitiva do Governo de Mato Grosso, com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, sobre a malha ferroviária.

 

“Tratamos sobre a expansão ferroviária, especialmente no que diz respeito ao cenário que inclui Lucas do Rio Verde. Em discussão, o aumento do prazo de concessão de ferrovia à Concessionária Rumo ALL, uma das premissas para expandir a malha ferroviária para o Médio-norte mato-grossense”, comentou o prefeito.

 

Durante a reunião, o vice-governador Carlos Fávaro protocolou um documento solicitando prioridade na análise do projeto de prorrogação antecipada da concessão com o intuito de viabilizar o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso.

 

Participaram da reunião o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, ministro do TCU, Augusto Nardes, senador Cidinho, deputados federais Fábio Garcia e Victório Galli, empresários Vicente Vuolo e Francisco Vuolo, presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, entre outras lideranças.

 

Na capital federal, o prefeito também participou uma reunião da CNM, a Confederação Nacional de Municípios, com o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, ministro do TCU, Augusto Nardes, ministro da Saúde, Ricardo Barros, gestores municipais e dirigentes. Entre os assuntos estavam o acesso e a utilização das obras concluídas da Saúde, especialmente as UPAs, apontado como um problema a nível nacional, uma vez que o programa federal foi implantado em muitos municípios que hoje não conseguem abrir ou manter o funcionamento das unidades.

 

O objetivo do programa era de custeio compartilhado entre os governos, porém o custo para os municípios é praticamente inviável. “Estamos dando sequência às tratativas junto ao Ministério da Saúde já feitas pelo secretário de Saúde, Jean Machado, e pelos vereadores. Saímos de lá com a promessa do ministro de que irão verificar as possibilidades para que o município possa utilizar a estrutura da UPA para qualquer atividade da área de Saúde”, explicou Binotti.

 

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, sinalizou que é possível adequar o perfil de atendimento de cada estrutura à necessidade da região e defende a revisão dos convênios fechados entre União e prefeituras.

 

Foi criado um grupo de trabalho da CNM, governo federal e TCU para debater os entraves e dar encaminhamento para uma solução definitiva para a questão das UPAs, incluindo as unidades fechadas, aquelas que chegaram a abrir, mas fecharam por falta de recursos para manter em funcionamento e ainda as unidades que estão com déficit e desembolso muito grande por parte dos municípios.

 

Ainda na capital federal, junto com Neri Geller, o prefeito se reuniu com o senador Romero Jucá para tratar da possibilidade de liberação de recursos para infraestrutura de saneamento básico para Lucas do Rio Verde, principalmente no que tange ao esgoto sanitário.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO