Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Presas fazem 'aulão' preparatório para o Enem que será aplicado em data especial no sistema prisional em MT

11.12.2018
06:20
FONTE: G1 MT/Lidiane Moraes

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Detentas recebem aula de reforço para prova do Enem — Foto: Lidiane Moraes/G1MT

    Detentas recebem aula de reforço para prova do Enem — Foto: Lidiane Moraes/G1MT

Por duas sextas-feiras consecutivas, 19 detentas do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, participaram de "aulão" preparatório, com foco em redação, para fazeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12) em Mato Grosso.

 

Além da penitenciária feminina, o Enem será aplicado em outras 36 unidades prisionais do estado. Cerca de mil homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado estão inscritos no exame.

 

Dependendo do desempenho de cada um, eles podem ter a chance de ingressar em cursos de nível superior em instituições públicas e particulares de Mato Grosso.

 

Entre os cursos escolhidos pelos presos estão letras, ciências contábeis, ciências biológicas, administração, matemática e zootecnia.

 

Presa há seis anos por um homicídio e por crimes de estelionato, A.A, de 31 anos, pretende ingressar no curso de gastronomia. No entanto, para garantir a oportunidade de estudar, ela também escolheu os cursos de química e física.

 

"Sempre gostei de cozinhar e, aqui dentro, tive a possibilidade de trabalhar na cozinha e de fazer curso de salgados, acabei me apaixonando. E também é uma alternativa de trabalho sem depender de empregador", contou ela.

 

A detenta A.A.C.S, de 25 anos, pretende cursar engenharia civil. Ela está presa por tráfico de drogas há pouco mais de uma ano. Ela, que se diz arrependida de ter cometido o crime, vê nos estudos a oportunidade de mudar de vida.

 

"Eu errei e quero uma chance de mudar, de garantir uma vida melhor para os meus filhos", explicou ela.

 

De acordo com a responsável pedagógica da unidade, Margareth Anderson de Oliveira, as presas também são inscritas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para aumentar as chances de ingresso.

 

No entanto, se aprovados, os presos precisam ser autorizados pela Justiça para frequentar as aulas. Segundo a Ana Cristina Silva Mendes, juíza auxiliar da Corregedoria é precisoi avaliar as condições necessárias para que os aprovados possam circular extra muros.

 

"A execução penal fará uma análise comportamental. Quem é esse detento aprovado? O que ele fez? Para então tomar a decisão se há viabilidade para que ele possa deixar a unidade para estudar", explicou.

 

Atualmente, 33 detentos que cumprem pena em regime fechado, no estado, cursam faculdade, seja na modalidade presencial ou à distância.

 

Entre 2015 e este ano, 3.662 foram inscritos no Enem em Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO