Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Presidente de entidade de apoio ao fomento comercial destaca função social das factorings

22.04.2018
08:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • reunião anfac

    Divulgação

Cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos foram gerados no país em 2017 pela atuação das empresas Fomento Comercial. Esta é a constatação da Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC) ao analisar os números movimentados pelo setor no ano passado. 

 

Segundo o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite, cerca de R$ 300 bilhões foram movimentados pelas empresas do Fomento Comercial que atenderam 200 mil empresas clientes, entre micro, pequenas médias empresas. “Desde o inicio do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef o mercado enfrentou incertezas e dificuldades, os bancos para preservar o capital de terceiros endureceram as regras para a concessão de crédito diante do risco sistêmico e quem ocupou esse espaço dando suporte a cadeia produtiva do Brasil foram as factorings”, argumenta.

 

Para o presidente, que tem mais de 36 anos de experiência no fomento comercial e outros 31 de atuação em banco público, a função sócio econômica das empresas de fomento comercial foi extremamente relevante para a assistência do mercado e manutenção dos empregos nos períodos difíceis. 

 

Luiz Lemos Leite esteve em Cuiabá sexta-feira (20) para abrir o curso “Prevenção à lavagem de dinheiro” promovido pela ANFAC em parceria com o Sindicato das Empresas de Factoring do Estado de Mato Grosso (SINFAC-MT). 

 

A palestra ficou a cargo do advogado e consultor jurídico da ANFAC, José Luís Dias da Silva. “É um treinamento obrigatório para quem atua no setor, conforme Resolução 21 do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF”, explicou.

 

“A Resolução 21 tem por objetivo estabelecer normas gerais de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, sujeitando-se ao seu cumprimento as empresas de fomento comercial, em qualquer de suas modalidades, inclusive a securitização de ativos, títulos ou recebíveis mobiliários e gestoras afins”, define.  

 

A presidente do SINFAC-MT, Patrícia Neves, aponta que atualmente em Mato Grosso existem 100 empresas do fomento comercial atuando, porém apenas 19 são sindicalizadas e com o advento da reforma trabalhista as empresas ficaram desobrigadas da contribuição sindical, o que reduziu a arrecadação, porém mesmo com as dificuldades, o sindicato vem fazendo o seu papel de orientação às empresas de factoring. 

 

“Este curso é mais uma ação voltada para instruir os nossos empresários sobre direitos e deveres de quem atua no setor. Não somos órgãos reguladores e nem fiscalizadores, quando necessário damos o suporte jurídico e contábil” aponta Patrícia.   

 

A presidente lembra que o setor é o segundo segmento com a mais alta carga tributária no país e que colabora com a economia nacional. “Levantamento do capital social das 19 filiadas em Mato Grosso demostra que em 2016 foram movimentados R$ 155 milhões pelo setor no Estado.”

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO