Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
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Procon do município orienta sobre novo golpe da lista telefônica

20.04.2017
15:54
FONTE: Ascom Prefeitura

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    O horário de atendimento do Procon de Lucas é das 7 às 11h (Foto: Ascom Prefeitura/Tarsila Borges)

O Procon de Lucas do Rio Verde faz um alerta aos comerciantes e autônomos para o “golpe da lista telefônica”. Segundo o coordenador do órgão no município, Eldemar Rader, nesta semana, dois empresários da cidade foram vítimas da fraude aplicada pela mesma empresa. “Oriento toda a população que em caso de suspeita do golpe, procurem o órgão antes de fazer o pagamento solicitado”, frisou.

 

A empresa realiza abordagem via telefone por intermédio de um atendente extremamente simpático, que se apresenta como agência de publicidade, oferecendo serviço gratuito, mas realiza cobranças em seguida. Inicialmente envia um documento por e-mail pedindo para assinar, carimbar e devolver.

 

Ocorre que o empresário ou o funcionário não observam que se trata na verdade, de um contrato com valores definidos, em letras mínimas, o que dificulta a atenção de quem vai assinar. Caso notem o valor, a empresa fraudulenta orienta desconsiderar qualquer cobrança.

 

Após o prazo de 7 dias para arrependimento de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa inicia várias ligações de cobrança e ameaça de protesto do CNPJ da empresa reclamante.

 

Confira as orientações do Procon:

  • Oriente funcionários a jamais repassarem dados ou qualquer outra informação via telefone ou e-mail;
  • Não efetue contratações por telefone ou verbalmente com quem você desconhece;
  • Antes de passar quaisquer dados da empresa certifique-se com quem está falando;
  • Nunca forneça dados pessoais ou da empresa para desconhecidos;
  • Não assine recibo, formulário, contrato ou qualquer espécie de documento sem ler todas as cláusulas atentamente;
  • Não aceite documentos com campos em branco que permitam o preenchimento posterior;
  • Fique atento a cláusulas escritas com letras de tamanho menor do que das demais;
  • Não exponha os dados cadastrais da empresa em cartões de visitas;
  • Nenhum cartório liga para a empresa informando o protesto ou ameaçando;
  • Não realize nenhum pagamento a terceiros quando há dúvidas ou quando não houve prestação de serviço.

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