Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Professora da Faculdade La Salle conquistou a titulação de Doutora

22.08.2013
10:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Professora da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT, Janete Rosa da Fonseca, viajou quarta-feira (14 de agosto) a Santiago, no Chile, onde defendeu sua tese de Doutorado em Educação às 9h30min da manhã do dia 17 de agosto. Sua defesa obteve Nota Máxima da Banca, sendo a única com esta nota no dia 17 de agosto.

Sua tese "A Instituição de Ensino Superior e a questão da baixa complexidade: um desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de Avaliação da Qualidade na América Latina" tratou de uma análise crítica sobre o sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior no Brasil e em mais cinco países da América Latina, onde foram elaboradas as pesquisas, sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. No Brasil, a análise se desenvolveu com IES representantes das cinco regiões.

Devido a abrangência dos estudos da professora, orientada pelo Prof. Dr. Leopoldo Briones Salazar e Co-orientador o Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, Diretor Geral da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT, fsc, a professora da IES teve sua tese publicada em quatro línguas (Português, Espanhol, Inglês e Francês).

“Seus ensinamentos são inquestionáveis, ele foi um orientador muito presente, me auxiliou o tempo inteiro (desde os escritos rudimentares, quando ainda era apenas uma ideia). Ele contribuiu muito no projeto, o capítulo da Metodologia foi uma proposta inovadora trabalhar com o materialismo dialético, que é uma metodologia pouco usada e que permite utilizar todas as questões históricas do processo em análise. Assim, eu tive que caracterizar a ideia de tese, antítese e síntese que compõem o materialismo dialético; então quando ele me lançou esse desafio, eu pensei se conseguiria, mas depois me encantei”, disse a Profa. Dr. Janete sobre seu Co-orientador (Ir. Nelso Antonio Bordignon). “Trabalhei com Carl Popper, autor a quem fui apresentada pelo próprio Ir. Nelso, é muito bom tê-lo como orientador, eu recomendo”, declarou.

A parceria de quatros anos e, segundo a Professora Janete “algumas madrugadas viradas estudando” rendeu a nota máxima à ela, que é a mais nova Doutora da casa.

“Eu fui bem preparada, estudei bastante, conhecia minha tese como ninguém, afinal foram 330 páginas, mas é inevitável, não tem como não sentir um friozinho na barriga”, disse ela em entrevista.

Ao regressar à Instituição a professora foi recebida calorosamente pelos acadêmicos de Pedagogia que organizaram uma festa surpresa para a Coordenadora do Curso.

“Fiquei muito feliz com a recepção, com o reconhecimento dos meus alunos e colegas, as pessoas têm manifestado sua alegria pelo título obtido e a nota”, disse a professora.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO