Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Projeto contra tuberculose vai reduzir casos da doença nas prisões

07.06.2018
08:40
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 8340b422_2cb0_4340_abf4_54188d15eb75

    Presos correm maior risco de adoecimento pela tuberculose devido às condições a que estão expostos

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (6) um projeto para reduzir os casos de tuberculose entre a população carcerária do País. Chamada de "Apoio ao desenvolvimento de ações em saúde para a comunidade carcerária com foco na tuberculose", a iniciativa terá duração de dois anos com foco na educação em saúde para melhorar as estratégias de controle da doença no sistema prisional.  

 

Devido às condições de vida e saúde a que estão expostas, as pessoas presas correm maior risco de adoecimento pela tuberculose. No ano passado, por exemplo, foram 69 mil casos novos de tuberculose em todo o País, sendo que 10,5% ocorreram nessa população. 

 

Na prática, o projeto vai realizar oficinas regionais e organizar a rede de atenção à saúde em 75 unidades prisionais consideradas porta de entrada para o sistema prisional. O objetivo final é ampliar o diagnóstico e tratamento precoce de todos os casos.  

 

O apoio ainda está alinhado ao Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, lançado pelo ministério em 2017, que ratifica o compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A meta é reduzir a incidência da doença na população mundial, que hoje é de aproximadamente 100 casos para cada 100 mil habitantes, e chegar, até o ano de 2035, a menos de 10 casos por 100 mil habitantes.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO