Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Pulse Day destaca culturas especiais para Mato Grosso

09.08.2018
08:47
FONTE: Assessoria/Gabriel Faria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pulses

    As pulses são sementes secas e comestíveis do grupo das leguminosas, como feijão-caupi, grão de bico, feijões especiais, lentilha, ervilhas secas, entre outras. (Divulgação: Embrapa)

Um dia de campo realizado nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 8h, no Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), em Sorriso (MT), abordará o cultivo e o mercado de pulses, como grão de bico e diferentes tipos de feijões, e das chamadas colheitas especiais, como gergelim, amendoim, milho pipoca, entre outras.

 

Esta será a segunda edição do chamado Pulse Day e a primeira em Mato Grosso. Em fevereiro deste ano, a primeira edição ocorreu em Cristalina (GO). O evento tem como objetivo possibilitar aos produtores, agrônomos e técnicos conhecer as alternativas de cultivo visando aumentar a renda. Além disso, o dia de campo é uma forma de possibilitar o contato dos diferentes atores da cadeira produtiva, dando acesso às informações sobre obtenção de sementes, manejo, comercialização e referências de preço.

 

As pulses são sementes secas e comestíveis do grupo das leguminosas, como feijão-caupi, grão de bico, feijões especiais, lentilha, ervilhas secas, entre outras. Ricos em proteínas e fibras e pobres em gordura, as pulses são uma importante fonte de alimentação em países asiáticos. O potencial desses mercados, sobretudo o indiano, tem despertado o interesse de muitos produtores e exportadores no Brasil.

 

Já as colheitas especiais são culturas com potencial para desenvolvimento e agregação de renda, mas que ainda não são cultivadas na região médio norte de Mato Grosso.

 

Programação

A programação do Pulse Day terá início às 8h com o roteiro pelas estações de campo, onde pesquisadores da Embrapa, Iapar, Epamig e IAC apresentarão cultivares de feijões especiais, feijão-caupi, amendoim, milho pipoca, milho branco, alpiste, grão-de-bico e gergelim.

 

A partir das 11h três palestras completarão a programação. Na primeira, a pesquisadora da Embrapa Eliane Quintela apresentará as novidades no manejo da mosca-branca. Em seguida, as oportunidades de mercado para o amendoim serão abordadas pelo presidente da Câmara Setorial do Amendoim do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Vizeu.

 

Encerrando a programação, Marcelo Eduardo Lüders , do Ibrafe mostrará “Como ganhar com os Pulses e Grãos Especiais no mercado Mundial”.

 

Inscrições

As inscrições para o Pulse Day são gratuitas e podem ser feitas de maneira antecipada pelo site. As vagas são limitadas.

 

O Pulse Day mato-grossense é capitaneado pela LC Sementes, e realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), IMAmt, Agro-Sistemas, Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO