Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Quadrilha usava aviões, carros e caminhões para transportar cocaína, diz PF

20.07.2017
08:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • aviao1700p

A quadrilha envolvida em tráfico interestadual de cocaína, desmantelada pela Polícia Federal durante a operação Transbordo, deflagrada nesta quarta-feira (19), usava aviões, carros e caminhões para levar a droga até os centros distribuidores e consumidores - principalmente São Paulo e Goiás - alternando os modais de transporte para dificultar a ação da polícia.

 

Ao todo, cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), São Carlos (SP), Pedreira (SP) e São José do Rio Preto (SP). Além disso, algumas pessoas investigadas na operação prestaram depoimento em Rondonópolis e Tangará da Serra, a 218 km e 242 km da capital

 

Conforme a Polícia Federal, durante a fase de investigação, nove pessoas foram presas em flagrante por envolvimento com a organização criminosa. Ao todo, foram apreendidos 937 kg de pasta base de cocaína durante ações em Bálsamo (SP), Alto Garças (MT) e Tangará da Serra (MT).

 

Além disso, também durante as investigações, foram apreendidos um avião bimotor (parcialmente destruído pelos próprios traficantes), um caminhão bitrem e três veículos utilitários - todos utilizados no transporte da droga ou que foram adquiridos com valores provenientes do tráfico.

 

Conforme a PF, o grupo era chefiado por dois falsos comerciantes que moravam em Várzea Grande. A quadrilha também integrada por pilotos de aviões, caminhoneiros, seguranças armados e “pisteiros” - nome dado aos homens contratados para fazer o transbordo da droga das aeronaves para camionetes e em seguida para caminhões, que partiam para fazer a distribuição da droga.

 

Abordagens

As investigações da Polícia Federal iniciaram em março deste ano, após a Polícia Militar de Alto Garças, a 366 km de Cuiabá, realizar uma abordagem e descobrir que traficantes estavam utilizando clandestinamente a pista de pouso de uma fazenda da região, pertencente a um grupo agroindustrial. Dias depois, 74 kg da droga movimentada pelo grupo foram interceptados pela PF em Bálsamo (SP).

 

Em abril, a PF monitorou integrantes da quadrilha e interceptou, em Alto Garças, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um lote de 443 quilos de cocaína que estava sendo transportado em meio à carga de grãos num caminhão bitrem, escoltado por um carro utilitário.

 

Horas depois da apreensão da carga, os chefes da organização criminosa mantiveram os planos de pousar um avião com a carga de cocaína em Tangará da Serra, resultando na prisão de mais cinco associados.

 

No dia seguinte à operação em Alto Garças, um avião bimotor pousou clandestinamente na pista de uma fazenda em Tangará da Serra, transportando 420 quilos de cocaína. A ação foi monitorada por policiais federais e militares e, durante a abordagem dos traficantes, após o pouso da aeronave, houve troca de tiros entre os seguranças armados da quadrilha e os policiais. Durante a ação, dois suspeitos foram baleados sem gravidade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO