Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Quando o hospital mexe com a cabeça

19.10.2017
10:24
FONTE: André Biernath

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • hospital_cabec3a7a

    Longas temporadas em tratamento fora de casa tendem a afetar a memória dos idosos (Ilustração: Pedro Hamdan//Quando o hospital mexe com a cabeça/SAÚDE é Vital)

Um estudo apresentado na última Conferência Internacional de Alzheimer coloca a hospitalização de indivíduos mais velhos entre os principais fatores de risco para prejuízos à memória e ao raciocínio. Para começo de conversa, o estresse da internação e eventuais infecções estão por trás de episódios de confusão mental. “Além disso, o uso de sedativos e a ventilação mecânica, bem como a interrupção do sono, contribuem para o quadro”, diz o autor da pesquisa, Bryan James.

 

Ao analisar 930 sujeitos com uma idade média de 81 anos, o epidemiologista notou que a parcela submetida a uma hospitalização teve uma aceleração de 60% no processo de declínio cognitivo. Curiosamente, isso ocorreu nos indivíduos que precisaram de atendimentos de emergência — aqueles que foram ao centro médico para uma cirurgia programada não enfrentaram tanto problema. “O ideal é ficar o menor tempo possível e retornar para casa”, afirma a fisioterapeuta Claudia Fló, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

 

6 táticas para manter a integridade cerebral durante a internação

 

1. Coloque um relógio na parede

Isso faz com que se tenha uma melhor noção do passar do tempo e dos ciclos do dia. Outra boa pedida é pendurar um calendário no quarto.

 

2. Tenha sempre alguém por perto

Pacientes mais velhos devem estar acompanhados 24 horas para não se sentirem solitários e terem a quem pedir alguma ajuda.

 

3. Passe informações

Na hora da visita, sempre fale como está o clima lá fora, as notícias recentes… Tudo para aumentar a sensação de pertencimento.

 

4. Ofereça estímulos

É possível colocar algumas músicas ou até selecionar vídeos e programas de TV para manter a pessoa hospitalizada mais entretida.

 

5. Pergunte sobre a alta

Converse com a equipe médica para saber quando ocorrerá a volta ao lar. Se o paciente estiver bem, esse momento pode ser antecipado.

 

6. Fique de olho nos sinais

Caso você perceba confusão mental, dificuldade ao se recordar de fatos e se localizar no espaço, comunique os profissionais de saúde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO