Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Quatro novos defensores públicos são empossados em cerimônia na sede da DPMT

12.07.2018
15:13
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • novos defensores

    Eles foram aprovados no último concurso da Instituição, realizado em 2016 e com a entrada deles, Mato Grosso conta com 189 defensores públicos na carreira. (Divulgação)

O defensor público-geral, Silvio Jéferson de Santana, empossou quatro novos defensores públicos substitutos na manhã desta quinta-feira (12/7), no auditório da sede administrativa da Defensoria Pública de Mato Grosso, junto com membros do Conselho Superior da Instituição e de autoridades convidadas.

 

Durante a cerimônia, os quatro novos integrantes da Instituição assinaram o termo de posse, que oficializa a entrada deles na carreira e prestaram o juramento: “prometo desempenhar com fidelidade os deveres do cargo de defensor público do Estado de Mato Grosso, defendendo a ordem jurídica e os interesses da sociedade, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e Estadual, as leis, pugnando sempre pelo prestígio da Justiça. Assim prometo!”.

 

A defensora pública substituta, Carolina Giordano, falou como oradora em nome dos colegas. Ela lembrou que chegar onde chegam hoje, não foi tarefa fácil, e que envolveu dedicação, renúncias, cansaço, fracassos, mas que toda a caminhada agora, parece nada, diante da grandeza de realizar o sonho de ser defensora e defensores públicos.

 

“É chagada a nossa hora, hora de fazer a diferença nessa sociedade tão desigual, que minorias precisam de proteção especial, políticas afirmativas, tão mal compreendidas, por que não somos capazes de ter uma sociedade justa e igual. E é nesse ponto que reside a nossa missão. O dia de hoje é um marco em nossas vidas e espero que em nossa carreira possamos sempre nos lembrar dos sentimentos que hoje nos alimentam”, disse.

 

Com bom humor, mas muito emocionado, Santana disse que se sentia muito honrado em ser defensor público-geral hoje e dar posse a quatro novos colegas. Com voz embargada ele informou que havia acabado de receber a notícia da morte da primeira promotora com quem atuou, Maria Ângela Veras Gadelha, pessoa que ele contou, lhe deu amparo emocional e segurança, no dia da sua primeira audiência como defensor público.

 

“Conversando antes com o Flávio Ferreira (vice-presidente da OAB), ele me disse ‘para você é só mais um ato, né Silvio, para eles é a emoção’. Mas não é. Ledo engano Flávio. A conversa fez-me lembrar do meu primeiro dia de aula, minha posse, no século passado, 24 de fevereiro de 1999, minha primeira audiência como defensor e como não me emocionar e como? Pra mim essa é uma emoção muito grande, ser defensor público-geral e dar posse a quatro nobres colegas. Recebi uma notícia muito triste, da morte de uma pessoa que me acalmou, me acolheu de forma extraordinária, na minha primeira audiência como defensor”.

 

Santana continuou afirmando que com a emoção que as lembranças boas trouxeram, ele quer dar as boas vindas aos novos defensores. “Aquela promotora me ensinou tanto. Saiu do lugar que ocupava, se sentou do meu lado e disse que faríamos a minha primeira audiência juntos e, que seria muito tranquilo. Ela e o primeiro juiz com quem trabalhei, Jorge Tadeu Rodrigues, me ensinaram muito. E nessa toada, peço permissão para lhes dar as boas vindas.”

 

O defensor público-geral desejou aos novos integrantes da DPMT que sejam apaixonados pela atuação e mencionou colegas que têm como referência em diversas áreas de atuação, para que os novos, possam se guiar.

 

“Caroline, Tiago Passos, João, Thiago Morato, que os senhores se apaixonem pela atividade na DPMT, assim como o colega Márcio Dorileo é apaixonado pelo Júri, onde fez 500 júris em oito anos de atuação na DPMT. Que os senhores sejam apaixonados como David Brandão e José Carlos Evangelista são apaixonados pela área criminal, de execução penal, que desenvolvam com amor e carinho ações na área de família, como minha amiga Ana Cristina Vidal o faz, que se dediquem pelo interior, por onde vão passar, como meus colegas Caio se dedicou e João Vicente se dedica”.

 

O defensor ainda mencionou os defensores que atuam na área do consumidor, João Paulo Dias e o no Sindicato, Clodoaldo de Queiroz. E reforçou a pró-atividade e dedicação dos servidores presentes na cerimônia, citando o nome de todos, em especial da assessora Milena Silva, que mesmo se ter atuação oficial como cerimonialista, Santana informou que, não colocou obstáculos para desempenhar com dedicação a função, na data de hoje.

 

Integraram a mesa de posse os primeiro e segundo subdefensor público-geral e membros do Conselho, Márcio Dorilêo e Caio Zumioti, o presidente do Sindicato dos Defensores Públicos de Mato Grosso (Sindep), Clodoaldo Queiroz, a defensora do Núcleo Cível de Cuiabá, Ana Vidal, o defensor público da comarca de Poconé, João Vicente, o presidente da Associação dos Defensores Públicos (Anadep), João Paulo Dias, os membros do Conselho, João Evangelista e David Brandão e o vice-presidente da OAB/MT, Flávio Ferreira.

 

E participaram da cerimônia os servidores e parentes dos empossados, que no período da tarde já darão início à capacitação, que terá duração de duas semanas, em Cuiabá. Eles foram aprovados no último concurso da Instituição, realizado em 2016 e com a entrada deles, Mato Grosso conta com 189 defensores públicos na carreira.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO