Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Raí ganha força nos bastidores do São Paulo e deve permanecer no comando do futebol em 2020

06.12.2019
08:54
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Raí ganha força nos bastidores do São Paulo e deve permanecer no comando do futebol em 2020

    Reviravolta no São Paulo: Raí continuará no cargo de executivo de futebol — Foto: Marcos Ribolli

Raí ganhou força nos bastidores e deverá continuar como executivo de futebol do São Paulo em 2020. Antes da vitória do Tricolor sobre o Internacional, na última quarta-feira, no Morumbi, a saída do dirigente era considerada iminente.

 

A classificação para a fase de grupos da Libertadores, o comportamento dos jogadores a favor de Raí e pressões de diferentes alas do clube sobre o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, mudaram essa tendência.

 

Pressionado por grupos políticos da base aliada a fazer uma reestruturação e a tirar Raí do cargo, Leco havia definido que o diretor-geral do São Paulo, Carlos Belmonte Sobrinho, seria o nome para a função, caso a saída do ídolo fosse confirmada. Mas essa troca não vai acontecer. Neste momento, Leco está mais propenso a renovar com Raí até o fim de 2020, quando seu mandato terminará.

 

Em meio à indefinição sobre o futuro de Raí, foi cogitada a possibilidade de uma composição na gestão do departamento de futebol. Esse formato acomodaria o ídolo e Belmonte em diferentes funções, mas essa ideia não avançou.

 

Na possível troca de Raí por Belmonte houve pressões de dois lados opostos:

 

Favoráveis

a mudança daria sinal verde para uma reestruturação profunda no departamento de futebol pedida desde o primeiro semestre por grupos políticos, com reavaliações de diferentes setores do CT da Barra Funda, como departamento médico, fisiologia e fisioterapia, entre outros;

com essa troca, Leco agradaria sua base aliada que pedia a saída de Raí a um ano da eleição de 2020; o atual presidente não poderá concorrer;

os resultados ruins do futebol após altos investimentos (o clube registrou déficit de janeiro a agosto de R$ 76,5 milhões) e decisões questionadas de Raí, como a demissão de Diego Aguirre a cinco rodadas do fim do Brasileirão de 2018, pesavam a favor da troca.

 

Contrários

- a unidade no vestiário e o comportamento dos jogadores a favir de Fernando Diniz e Raí gerou uma conexão entre elenco, comissão técnica e diretoria após a classificação para a Libertadores, o que abriu a brecha para questionamentos sobre a mudança no comando;

- a troca de um profissional por um conselheiro não remunerado representaria um retrocesso ao estatuto do clube no departamento mais importante. Embora tenha liderado com sucesso o projeto de basquete do clube, Belmonte não seria remunerado, o que driblaria esse ponto do estatuto, mas substituiria um executivo sem ter "notório conhecimento da área", como prega o documento do clube.

 

Como isso mexe com o São Paulo?

Essa indecisão do presidente Leco a respeito do futuro de Raí atrasa o planejamento do São Paulo para 2020. De qualquer maneira, Fernando Diniz é o nome para comandar o time na próxima temporada. O treinador é defendido e muito elogiado pelos líderes do elenco.

 

 

Independentemente da provável permanência de Raí, o São Paulo precisa vender jogadores para fechar as contas no azul. Antony é o principal candidato e tem boas chances de ser negociado – ele desperta interesse de clubes da Alemanha. O Tricolor precisa vender jogadores para, por exemplo, contratar Tiago Volpi, uma das prioridades para 2020.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO