Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Recém-nascida com espinha bífida passa por cirurgia e se prepara para a segunda um dia depois em MT

13.06.2018
08:08
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Maria Helena nasceu há duas semanas e, mesmo com liminar da Justiça, não consegue vaga em UTI (Foto: Arquivo Pessoal)

    Maria Helena nasceu há duas semanas e, mesmo com liminar da Justiça, não consegue vaga em UTI (Foto: Arquivo Pessoal)

A bebê Maria Helena Rodrigues Coutinho, que nasceu com espinha bífida e sofria crises convulsivas desde a semana passada, passou por uma cirurgia para fechamento da medula espinhal na tarde de terça-feira (13) e o quadro de saúde dela, segundo os médicos, continua grave, mas estável.

 

A bebê encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.

 

Maria Helena deve passar por uma segunda cirurgia nesta quarta-feira (13), desta vez na cabeça, para implante de uma válvula devido ao diagnóstico de hidrocefalia, a fim de evitar vazamentos sobre o local da primeira operação, segundo afirmou o pai dela, Claudemir Alves Coutinho.

 

"Correu tudo bem na primeira cirurgia e vamos esperar, agora, a recuperação dela, para ver se as pernas irão mexer como faziam antes da cirurgia", disse o pai da bebê ao G1.

 

Luta por UTI

Maria Helena nasceu de cesárea no dia 26 de maio, em um hospital particular de Juína, a 737 km de Cuiabá. Assim que nasceu, foi diagnosticada com espinha bífida, mas encaminhada para casa.

 

No domingo (3), ela começou a passar mal e os pais a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ela foi medicada e encaminhada para casa.

 

Ao perceber que o quadro de saúde da filha não melhorava, os pais voltaram a procurar assistência médica e Maria Helena foi internada no Hospital Municipal de Juína, onde foi mantida em uma incubadora, por falta de vagas em hospitais do estado.

 

Na quinta-feira (7), a Justiça determinou à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para que providencie um leito e o tratamento necessário para a paciente. A decisão foi cumprida no final da tarde de domingo (10).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO