Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Recém-nascidos são feios? Pesquisa explica por que nem todo mundo acha os bebês de alguns dias "fofos"

22.03.2018
09:22
FONTE: Crescer online

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • recem_nascido_741

    ilustração

Todo bebê é lindo, certo? Você pode achar que sim, mas nem todo mundo concorda. Segundo um estudo publicado pela Universidade de Brock (Canadá), é normal que, num primeiro momento, alguns recém-nascidos não pareçam tão fofos assim. E surpresa: isso não tem nada a ver com aparência física dos pequenos.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores buscaram entender como adultos classificam os diferentes "níveis de fofura". Eles convocaram 142 pessoas e mostraram fotos de 18 bebês em três momentos diferentes: ao nascer, aos 3 meses e aos 6 meses de vida. Depois, criaram uma situação hipotética: se tivessem que adotar uma daquelas crianças - baseados em percepções sobre fofura, felicidade e saúde - quais delas os participantes levariam para casa? Curiosamente, os bebês mais velhos foram os mais escolhidos.

 

"Esse resultado é interessante porque, normalmente, pensamos que quanto mais nova a criança, mais fofa ela é", explica o professor Tony Volk, um dos autores da pesquisa. Segundo ele, existem dois fatores que explicariam a preferência pelos bebês de 6 meses. O primeiro seria porque a capacidade de sorrir conscientemente - vista pelos adultos como uma das mais graciosas - só é desenvolvida depois do primeiro mês. Além disso, demora algum tempo para que os pais "se reconheçam" em seus próprios filhos.

 

O estudo parece pouco importante, mas tem um propósito, como explica Volk: "Queremos que os pais saibam que, se eles não se apaixonarem pelo bebê da forma como imaginavam que iriam se apaixonar, isso é normal. O vínculo se constrói e cresce ao longo do tempo".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO