Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Remédio inovador para hepatite C é aprovado pela Anvisa

07.12.2017
09:36
FONTE: Giovana Feix

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • hepatite_c

    O Harvoni, da Gilead Sciences, pode inclusive diminuir o tempo de tratamento para alguns pacientes. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou na última segunda-feira (4 de dezembro) a comercialização no Brasil de um medicamento inovador para a hepatite C em adultos. Assim como a geração mais recente de remédios com esse fim, o chamado Harvoni, da farmacêutica Gilead Sciences, garante uma taxa de cura de mais de 95%.

 

Mas sua maior novidade tem a ver com a comodidade dos pacientes. Trata-se, afinal de contas, do primeiro tratamento de comprimido único diário para as infecções causadas pelo genótipo 1 dessa doença, que acomete 70% dos pacientes.

 

Para ser mais exato, uma vez diagnosticada a enfermidade, o indivíduo tomaria uma cápsula por dia de oito a 12 semanas – em casos específicos, esse prazo pode dobrar. Os outros tratamentos disponíveis exigem a ingestão de mais remédios, o que complicaria a adesão.

 

A empresa responsável pelo produto alega que outro diferencial seria a possibilidade de encurtar o número de dias engolindo a medicação em sujeitos não tratados anteriormente, sem cirrose e com carga viral baixa. Antes de desembarcar no Brasil, o remédio já estava presente em mais de 70 países e, segundo a Gilead, é atualmente o mais utilizado no mundo como terapia para a hepatite C.

 

Sobre a hepatite C

Estamos falando de uma infecção viral que se ataca principalmente o fígado. Silenciosa, não apresenta sintomas em cerca de 80% dos casos, mas pode gerar verdadeiros estragos no órgão a longo prazo. A hepatite C aumenta o risco de o paciente desenvolver cirrose e até mesmo câncer. Fora que pode prejudicar outros cantos do corpo.

 

Daí a importância de, principalmente a partir de 40 anos, solicitar exames que identifiquem a presença ou não do vírus no organismo, conforme explica Edison Parise, presidente do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig).

 

A transmissão desse mal acontece através do contato com sangue infectado – principalmente por meio de objetos como seringas, agulhas e ferramentas de manicure não esterilizados. É possível que o vírus da hepatite C se espalhe pelo sexo, mas isso é incomum. De qualquer forma, melhor prevenir do que remediar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO