Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Safra de grãos cresceu 262%

21.07.2017
10:32
FONTE: Datagro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325_6

É o que aponta análise do pesquisador Tiago Telles, da área de sócio-economia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com base em dados da Conab. O cálculo consta do estudo "Análise da área, produção e produtividade da soja no Brasil em duas décadas (1997-2016)", divulgado nesta terça-feira (18), pela Embrapa Soja.

 

De 1990 a 2014/15, a área cultivada subiu de 38 milhões de hectares para aproximadamente 58 milhões de hectares. "Os números nos mostram que a eficiência se deu, principalmente em termos de produtividade. E o crescimento ocorreu, em grande parte, pelas ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); assim como pela capacidade do produtor brasileiro de absorver as tecnologias disponíveis", avalia Telles.

 

Outro ponto importante para o desenvolvimento rural, apontado pelo especialista, foi a disponibilidade de crédito. "A partir de dados do Banco Central, conseguimos entender que os Estados que tiveram maior aumento de produtividade foram aqueles em que o crédito disponível foi usado na rubrica investimento. Isso quer dizer que o produtor brasileiro com dinheiro no bolso investiu em melhores insumos e implementos, o que resultou em maior eficiência", analisa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO