Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

SAFRA: Trigo avança nos campos paranaenses

19.06.2018
10:11
FONTE: Portal Paraná Cooperativo

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325_1

    ilustração

Já é possível observar grandes áreas com as fileiras de trigo começando a crescer em contraste com as plantações de milho que ainda dominam o cenário. Problemas climáticos que impediram a semeadura do milho safrinha do ciclo 2017/18 dentro da janela ideal de plantio levaram muitos agricultores a preferirem o trigo. Além disso, os preços em patamares atraentes também foram fundamentais para o produtor se arriscar com o cereal. Em junho do ano passado, o preço do cereal no país estava em US$ 200 por tonelada, considerando o preço FOB na Argentina como balizador. Na semana passada, alcançava US$ 270.

 

Diferenças - "É um mercado que na teoria é muito bonito, que faz sentido, mas que, na prática, é diferente", afirmou André Debastiani, sócio da consultoria Agroconsult, a uma plateia de produtores de Cascavel (PR) e região. Dentre os presentes estavam muito daqueles que decidiram apostar no trigo neste ciclo. "Eu tenho 27 anos e nunca vi meu pai plantar trigo. Ajudo desde os 15 anos na lavoura", afirmou Leonardo Grolli, produtor de Cascavel. "Eu gostava da dobradinha: soja e milho. Nunca perdi", completou o pai de Leonardo, Wilson Grolli, que reveza, semeando as culturas de soja, milho e trigo desde 1976.

 

Área - De acordo com a Agroconsult, a área de trigo semeada neste ano no Paraná deve crescer 5,2%, para 1,012 milhão de hectares. Os números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam uma área de 1,046 milhão de hectares no Estado, 8,8% acima do ciclo passado. O patamar de preços também será um fator que motivará o aumento de área semeada com trigo na Argentina, que produz um cereal de qualidade superior ao brasileiro. "Em pesos, o preço do trigo mais que dobrou. Trabalhamos com um cenário de aumento de 5% de área na Argentina, para 6 milhões de hectares", disse Debastiani, em palestra durante a última etapa do 15º Rally da Safra, expedição que percorre lavouras, organizada pela Agroconsult.

 

Argentina - Segundo o consultor, considerando uma safra normal, a Argentina produzirá algo em torno de 18,3 milhões de toneladas. Com clima favorável, esse número pode chegar a 20 milhões. O consumo doméstico na Argentina é de 6 milhões de toneladas, o que significa cerca de 14 milhões de toneladas exportáveis. "E é esse trigo que vai chegar ao nosso mercado", disse Debastiani.

 

Brasil - A Conab estima que o Brasil deve produzir 4,857 milhões de toneladas de trigo neste ano, 13,9% a mais que em 2017. O Paraná será responsável por 57,8% da produção, com 2,795 milhões de toneladas. A despeito do aumento da produção, a Conab projeta alta de 6,6% nas importações, para 6,5 milhões de toneladas. Como muita água ainda vai rolar durante a safra de trigo, eventuais problemas de qualidade ou de produtividade não estão descartados.

 

Chuvas - Em 2017, o excesso de chuvas provocou uma queda de quase 40% na produção do cereal no Paraná. "A gente já tem uma área de replantio de trigo porque teve excesso de umidade", disse Leonardo Grolli. "Se o câmbio ajudar, exportaremos trigo de menor qualidade para África para fazer ração e importaremos para consumo da Argentina", afirmou Debastiani. Com o peso desvalorizado pela crise na Argentina, o Brasil se torna um mercado ainda mais atrativo para os exportadores do país vizinho. "O receio é que haja uma inundação do trigo argentino e isso derrube os preços [domésticos]", ponderou Debastiani.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO