Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Saúde amplia abrangência da faixa etária da vacinação contra sarampo por prevenção a surto

24.08.2019
08:52
FONTE: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Saúde amplia abrangência da faixa etária da vacinação contra sarampo por prevenção a surto. - Foto: Ascom Prefeitura

    Saúde amplia abrangência da faixa etária da vacinação contra sarampo por prevenção a surto. - Foto: Ascom Prefeitura

Todas as crianças que tiverem de seis meses a onze meses de vida deverão ser vacinadas contra sarampo em qualquer unidade de saúde de Lucas do Rio Verde. A medida excepcional de ampliação da abrangência de faixa etária foi recomendada pelo Ministério da Saúde como estratégia para evitar a propagação do surto da doença que vem sendo registrado em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste e Sudeste, áreas de frequentes deslocamentos da população.

 

A supervisora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo, destaca que Mato Grosso não registrou nenhum caso de sarampo durante o atual período de manifestação do fenômeno e que as pessoas podem manter a calma ao levarem seus filhos para serem imunizados. “É uma estratégia adotada para proteger essa faixa etária que é justamente a mais suscetível a óbito por sarampo. A partir de agora, como precaução, todas as unidades básicas de saúde do município irão vacinar também as crianças dessa idade”, anuncia. 

 

Normalmente, a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, costuma ser aplicada quando a criança completa um ano de idade e, posteriormente, ela recebe uma dose de reforço três meses depois. Segundo a profissional de saúde, não se trata de uma nova campanha vacinal e sim de uma ação extemporânea preventiva. “Porém, deixo um alerta aos pais de que a dose extra não excluirá a vacinação rotineiramente feita em crianças de doze meses e quinze meses”, adverte.

 

A supervisora esclarece que a vacinação contra o sarampo também deve se estender aos adultos de até 49 anos. A doença contagiosa apresenta sintomas semelhantes a um resfriado comum, com o surgimento de manchas na parte interna da boca, erupções cutâneas e febre alta e a doença precisa ser identificada precocemente para evitar a perda de controle. “O sarampo, como qualquer outra doença viral, tem um curso que pode ser benigno, uma evolução benigna e com cura, no entanto, pode ter algumas reações de maior gravidade, como dificuldades respiratórias que podem evoluir para óbito”, explica.   

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO