Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretaria amplia número de atendimentos e fiscalizações em 2017

12.10.2017
10:23
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • meio ambiente sinop

    Secretária Luciane apresenta números de janeiro a setembro. (Foto: Ademir Júnior)

​Balanço das ações da operação integrada de combate às queimadas, divulgado nesta quarta-feira, 11, pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, apontou para quase 200 atendimentos relacionados às queimadas (perímetro urbano, chácaras e reserva) entre janeiro e setembro deste ano. Os 186 registros em nove meses já superam a totalidade dos realizados em 2016, quando foram 159 no intervalo de 12 meses.

 

O crescimento está associado à maior efetividade das ações conduzidas tanto pela equipe de Brigada, de Fiscalização da Pasta e o Corpo de Bombeiros. De acordo com os números, em nove meses foram atendidos 98 ocorrências de queima de lixo (folhas), 48 casos de fogo em chácara/zona de expansão, 27 em terrenos baldios, 05 em reserva, e 08 casos diversos. O relatório de trabalho demonstra, também, que as denúncias de queimadas neste ano já ultrapassam 2016: 40 contra 36, respectivamente. Da mesma forma, os autos  de infração lavrados até o nono mês de 2017 - 51 - também se mostraram acima de 2016, quando foram 08. 

 

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto, os resultados demonstram o êxito da parceria estabelecida entre o poder público, Corpo de Bombeiros, parceiros, além da sociedade, que realizou mais denúncias, auxiliando o poder público em sua atuação. 

 

“O resultado das diversas ações foram extremamente positivas. Nós estamos com resultados que mostram que tivemos uma efetividade maior. Aumentamos os autos de infração e reduzimos os grandes focos de queimadas. Na Gleba Mercedes, por exemplo, não tivemos focos e na área urbana a redução foi significativa. No momento em que aconteceu o problema conseguimos sanar com o apoio da brigada de incêndio, do projeto Paranka, a parceria com o Corpo de Bombeiros e a comunidade em geral nos ajudou a alcançar esses índices”, comemora.

 

Comandante regional do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel BM Hector Péricles de Castro destacou o envolvimento de todos os agentes nestes nove meses de trabalho conjunto que, além das frentes de fiscalização, atuaram com a educação ambiental.  "Parabenizo a todos os parceiros. Aqueles que acreditam nos Bombeiros, no município. A educação ambiental também é tudo. Temos que sensibilizar a população porque 95% dos focos que acontecem é a mão do homem", salientou o militar, lembrando da responsabilidade do cidadão. 

 

No que concerne à fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, 701 autos foram registrados desde o início do ano em diferentes frentes de trabalho: árvore (1), chácara sem manutenção (05), poluição sonora (03), queimada em chácara (05), queimada em terreno (45). O número mais expressivo se dá nas autuações com relação aos terrenos sem manutenção, 642 autos em 2017; aumento de mais de 300% em relação a 2016, quando foram 138. A Secretaria de Meio Ambiente e aplicou mais de R$ 526 mil em multas.

 

Veja um resumo dos trabalhos realizados: 

Ações Desenvolvidas

 

Formação de brigadistas – A participação de brigadistas treinados pelo Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais. Os agentes atuaram no município e no entorno, com a Gleba Mercedes.

 

Conscientização- O trabalho de conscientização foi outra arma SMA, com a distribuição de material impresso sobre os efeitos das queimadas e a realização de palestras em escolas. 

 

Brigada de incêndio

 Combate às queimadas; 

 Distribuição de material educativo;

 Acionamento dos caminhões pipas e/ou do trator esteira;

 Entrega de notificação.

 

Equipe de fiscalização

 

 Fiscalização e notificação das chácaras da zona de expansão, para a realização de limpeza e construção de aceiros a fim de evitar queimadas no período de seca;

 Formação da Brigada;

 Monitoramento dos focos de calor; 

 Elaboração de imagens (como auxilio do ArcMap - ArcGiz) para autuação das propriedades queimadas;

 Elaboração de materiais e relatórios das ações das queimadas;

 Coordenação do Projeto Paranka – prevenção e combate as queimadas do município.

 Atendimento às denúncias;

 Lavratura de Autos de Infração.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO