Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Politica

Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde oferece curso sobre técnica de Implante Hormonal

15.03.2024
16:08
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/noticias/12718/g/37096671620240315105908.JPG

    2107275

 

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou um curso de capacitação sobre o implante contraceptivo subdérmico chamado de “Implanon”, voltado para os médicos e enfermeiros da "Atenção Primária a Saúde", que farão a aplicação do dispositivo nas unidades de saúde.

 

 

 

O Implanon é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção existente na medicina moderna. Ele tem ação duradoura de até 3 anos, sendo possível a sua remoção. O dispositivo atua na liberação do hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel.

 

 

Conhecido também como Implanon, o implante contraceptivo é uma das formas de prevenção à gravidez indesejada, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como o Dispositivo Intrauterino (DIU), ele é um método contraceptivo de longa duração, podendo permanecer no corpo da mulher por até três anos.

 

 

Com a forma de um bastão de silicone, o implante é inserido na parte interna do braço, aquele que não é usado para escrever. Antes da aplicação, a mulher recebe uma anestesia local para não sentir dor.

                                                                                                                       

 

Depois de inserido, o implante passa a liberar um hormônio chamado etonogestrel, que impede a liberação dos óvulos e engrossa o muco inferior do corpo, impedindo a chegada dos espermatozoides e, dessa forma, evitando a gravidez.

 

 

O treinamento começou com o conteúdo teórico, em que os médicos foram apresentados aos principais pré-requisitos de aplicação, etapas de implantação e técnicas do método contraceptivo hormonal de longa duração. Além de Lucas do Rio Verde, esteve presente na capacitação profissionais do Município de Nova Mutum.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO