Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

SENAR-MT desenvolve seis programas voltados para a área social

23.06.2017
16:45
FONTE: Imprensa Senar-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • unnamed_1

    Programa Mutirão Rural realizado em Pedra Preta (Foto: Pauta Pronta)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece seis programas especiais na área de promoção social. Em 2016 foram atendidas 88.146 pessoas em 1.060 eventos.  A lista é composta por Equoterapia, Mutirão Rural, SIPAT-SENAR-MT, Inclusão Digital, Filhos no Campo e Cine Senar

 

Parceiro de 20 entidades que desenvolvem o programa de Equoterapia, o SENAR-MT contribui financeiramente com o valor total de R$ 36.000, que é dividido em 12 pagamentos, conforme análise da execução mensal do programa.  Fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australianas, seis capacetes hípicos e qualificação e capacitação para os parceiros.

 

Este programa tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos de equoterapia para a população carente. Criado na instituição, em 2011, já atendeu mais de cinco mil participantes. Somente no primeiro quadrimestre de 2017 foram feitos 1.976 atendimentos para 338 participantes.

 

Já o Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Criado em 1996, tem como o objetivo promover ações em parceria com diversas entidades públicas e privadas para levar cidadania às comunidades rurais. Em 2016 foram realizados 52 eventos, contabilizando um público atendido de mais de 15 mil pessoas. Já no primeiro semestre de 2017 foram realizados 10 eventos e para os próximos seis meses estão previstas mais 46 ações.

 

O SIPAT SENAR que, também faz parte desta lista, tem como objetivo realizar ações para prevenção de acidentes, segurança no trabalho e a promoção à saúde do trabalhador rural.  Neste projeto são ofertados exames como o de glicemia em jejum, eletrocardiograma e vários outros.  Criado em setembro de 2016 está entre os mais demandados. Só em 2016 foram realizados 29 eventos. No primeiro semestre de 2017 já foram feitos 87 eventos e estão previstos mais 90 para o segundo semestre.

 

Com o objetivo de levar os conceitos da informática básica e uso da internet, o Inclusão Digital é mais um dos programas do SENAR-MT voltado para a área social.   Em 2016 foram realizadas 205 turmas. No primeiro semestre deste ano aconteceram 103 eventos e, para os próximos seis meses, estão previstos mais 75.

 

Para as crianças tem o Filhos no Campo. As visitas são agendadas pelas escolas junto aos Sindicatos de Produtores Rurais de cada município. O objetivo é mostrar como funciona a ordenha das vacas, como se cultiva uma horta e várias outras atividades. Em 2016 foram realizadas 204 turmas, ou seja, mais de oito mil crianças participaram do projeto. No primeiro semestre de 2017 já foram realizadas 51 turmas e estão previstas mais 37 até o fim do ano.

 

Resgatar a cultura popular e também utilizar o cinema na transmissão de documentos históricos e na divulgação da instituição, o  SENAR-MT oferece o programa Cine Senar. Iniciado em 2014, já teve mais 64,6 mil telespectadores.  No primeiro semestre de 2017 foram realizados 15 eventos e estão previstos mais 46 para o segundo semestre.

 

Os interessados em conhecer melhor estes programas e os treinamentos desenvolvidos pelo SENAR-MT podem visitar o site www.senarmt.org.br. Para saber se um destes programas acontecerá no seu município, procure o Sindicato de Produtores Rurais para obter mais informações. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO