Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Setor privado e BNDES costuram retomada do setor ferroviário no Fórum Ferrovias amanhã em Nova Mutum

22.11.2017
15:23
FONTE: Assessoria/Mauro Zanatta

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • ferrovia

    Ilustração

O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, promovido pela Prefeitura de Nova Mutum, mobiliza nesta quinta-feira (23/11) autoridades estaduais e federais, investidores privados, especialistas em infraestrutura e empresas de transporte, além de lideranças do agronegócio, para retomar a formulação de alternativas concretas e viáveis ao setor ferroviário no País.

 

Em palestra no Fórum Ferrovias, o diretor-presidente da Rumo S.A, Júlio Fontana, apresentará, na sede do Sindicato Rural de Nova Mutum, situada a 250 km da capital Cuiabá, os planos de expansão e o projeto de ampliação da malha da principal empresa de logística e transporte ferroviário brasileira. A empresa é concessionária de 12 mil km de trilhos em seis Estados do Centro-Sul do País, incluindo as malhas Sul, Norte, Oeste e a Malha Paulista, cujo processo de renovação antecipada de concessão pública está em curso desde o início deste ano. A Rumo transporta mais de 60% da produção de grãos exportada a partir da região central de Mato Grosso. O plano de investimentos da empresa soma R$ 9 bilhões até 2020.

 

Cidade-polo de uma região de 500 mil habitantes e produtora de 20 milhões de toneladas de soja, milho e algodão, Nova Mutum terá a presença de autoridades como o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. O banco de fomento é um dos principais financiadores da expansão da malha ferroviária no País.

 

O evento dedicado à construção da viabilidade das ferrovias no País terá, ainda, a presença do governador de Mato Grosso, Pedro Taques; do diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos Macedo; e dos secretários do Ministério da Agricultura, Neri Geller (Política Agrícola) e do Ministério dos Transportes, Dino Dias Batista (Fomento e Parcerias); e do secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Tarcísio Gomes Ferreira.

 

Na programação da manhã de quinta-feira, estarão o consultor e ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo, Frederico Bussinger, que fará palestra sobre os desafios das ferrovias brasileiras. O tema também será debatido pelo secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Duarte; o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira; o presidente da Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo; o presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin; e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

 

Anfitrião do Fórum Ferrovias, o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, avalia que a forte demanda pela redução de custos no escoamento das safras, expressa especialmente pelo setor produtivo rural, está diretamente conectada com o avanço nos investimentos em ferrovias. “Sabemos dos grandes gargalos que temos em relação à logística para escoar nossa produção. Precisamos buscar novas alternativas e, mesmo diante de um cenário de crise, vejo que é possível seguir com esse debate para que Nova Mutum entre na rota das discussões e que, no futuro, tenhamos em nossa cidade um porto seco”, afirma Adriano.

 

Adriano Pivetta defende que a alta capacidade produtiva do Polo Regional de Nova Mutum torna estratégico um plano de expansão da ferrovia entre Rondonópolis, no sul do Estado, e a região central mato-grossense, composta por Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Diamantino, entre outros municípios.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO