Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sindicato dos Investigadores de Polícia de MT aplaude iniciativa de se criar Observatório Social no Estado

18.02.2019
06:38
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • criação observatório

    Divulgação/Sinpol MT

O auditor do Governo de Santa Catarina, Jaime Luiz Klein, proferiu uma palestra na sexta-feira (15) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – Sinttcontas, sobre a sua experiência à frente do Observatório Social de São José, daquele estado. Participaram do evento os presidentes de sindicatos dos servidores públicos do Estado de Mato e representantes da sociedade.

 

Ele falou dessa iniciativa, já implantada em várias cidades brasileiras, com resultados impactantes na gestão pública municipal. A idéia surgiu da necessidade de fiscalização das contas, licitações e atos do Governo do Estado.

 

O sindicalista Antônio Wagner, vice presidente da Central Sindical do Brasil – CSB-MT e representante do Sinpaig-MT, defende a criação do Observatório Mato Grossense, afirmando que ele terá a função de fiscalizar os atos do Estado, quer se trate de licitações, de concessão de incentivos fiscais, ou de terceirizações, para tornar efetivo o controle social dos atos do Governo.

 

Wagner frisou que esta é a função do Tribunal de Contas do Estado, mas como ele não tem feito o seu papel, é hora da sociedade civil entrar em cena e fazer a fiscalização que pode e deve fazer.

 

Vander de Melo, presidente do Sinttcontas e que fez parte da Associação Nacional dos Auditores de Contas,  achou muito positivo contar com a participação de movimentos como a Transparência Internacional e Transparência Brasil nas ações da AMVC. “Eu entendo que só é possível combater a corrupção com informação e com participação social; se não exercermos esse controle sobre as ações dos gestores públicos, dificilmente nós conseguiremos vencer a corrupção”.

 

Nós resolvemos cooperar para a realização de uma palestra sobre a criação do Observatório porque se trata de uma iniciativa cujo objetivo é mostrar aos sindicalistas como funciona a tramitação das contas do estado, e onde encaixar, adequar e administrar essas contas. “Se o governo não tem conseguido administrar a contento as suas contas, é preciso que façamos a nossa parte, isto é, agirmos para nos contrapor à omissão do Governo”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO