Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Sistema Famato e Apex-Brasil discutem estratégias para impulsionar MT no mercado internacional

13.02.2020
09:35
FONTE: Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  •  O encontro aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá.

    Foto: Famato

O Sistema Famato e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), se reuniram nesta quarta-feira (12/02), para tratar dos desafios e soluções para impulsionar a competitividade do agronegócio mato-grossense no mercado internacional. O encontro aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá.

 

O gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Apex-Brasil, general Gerson Menandro Garcia de Freitas, fez o anúncio da implantação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em Mato Grosso, ainda no primeiro semestre do ano. O programa , que vai beneficiar pequenas e médias empresas deve oferecer carga horária de 40 horas. As empresas participantes receberão certificado e terão acompanhamento na primeira exportação.

 

Ao concordar com a iniciativa da Apex-Brasil de trazer a cultura exportadora para os nichos de menor faixa de exportação, o vice-presidente da Famato e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, disse que o Sistema sindical, começando pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prioriza o atendimento ao pequeno e médio produtor. “O grande produtor dispõe de recurso e de estrutura necessária. Diferente do pequeno e médio. Nós conhecemos essa realidade, assistimos isso dentro do sistema sindical, em especial no Senar-MT”, reforçou.

 

Os representantes da Apex-Brasil destacaram ainda as diretrizes da promoção comercial que visa promover a participação de Mato Grosso e do Brasil no comércio internacional. Como também apresentaram alguns dos projetos desenvolvidos especialmente para o agronegócio, que promovem capacitação de produtores rurais, representantes e empresas do setor produtivo rural para atuação no mercado exportador e no comércio internacional.

 

Na apresentação mostraram as oportunidades, tendências de mercado, estudos, metodologias, tecnologias, participação do Brasil em feiras internacionais de alimentos, plataformas, ferramentas que vão auxiliar na promoção de produtos do agro e informações Peiex.

 

O Sistema Famato foi convidado pela comitiva para compor o pavilhão do Brasil na Expo 2020 – Mobilidade, Oportunidade e Sustentabilidade, que será realizada em Dubai, entre outubro de 2020 e abril de 2021.

 

Da Apex-Brasil, além do general Gerson Menandro Garcia de Freitas fizeram parte da comitiva o assessor da presidência, Márcio Rodrigues, o subcoordenador da Expo 2020, Luciano Lima, o coordenador de Acesso ao Mercado, Gustavo Ribeiro e o analista de Agronegócios, Alberto Bicca.

 

Do Sistema Famato participaram também os diretores da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain (administrativo e Financeiro) e José Luiz Fidelis (Relações Institucionais) e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO