Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Sobreviventes voltam a Auschwitz, na Polônia, 75 anos depois da libertação

27.01.2020
09:38
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sobreviventes carregam uma coroa de flores em Auschwitz, na Polônia, nesta segunda-feira (27) — Foto: Aleksandra Szmigiel/ Reuters

    Sobreviventes carregam uma coroa de flores em Auschwitz, na Polônia, nesta segunda-feira (27) — Foto: Aleksandra Szmigiel/ Reuters

Sobreviventes do regime nazista alemão voltaram nesta segunda-feira (27) ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, para a cerimônia que marca 75 anos da libertação pelas tropas soviéticas.

 

Em muitos casos, eles são acompanhados por filhos, netos e até bisnetos, de acordo com a Associated Press. Eles levaram coroas de flores em homenagem aos mais de 1 milhão de mortos nesse campo de concentração, que é considerado um dos principais símbolo do genocídio.

 

São esperados mais de 200 sobreviventes. Muitos deles são judeus vindos de vários países, como Israel, Estados Unidos, Austrália, Peru, Rússia, Eslovênia, entre outros.

 

Holocausto

Quando os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, em 1933, iniciou-se uma perseguição aos judeus. Nessa primeira etapa da campanha para erradicar a população judaica na Europa, foram-lhes confiscados propriedades, direitos e liberdades.

 

Depois da invasão alemã à Polônia em 1939, os nazistas começaram a deportar judeus da Alemanha e da Áustria para a Polônia, onde criaram guetos para separá-los do resto da população. Em maio de 1940, Auschwitz foi transformado em uma prisão para presos políticos.

 

Em 1941, durante a invasão alemã na União Soviética, os nazistas começaram de fato a campanha de extermínio.

 

Seis milhões de judeus foram mortos no Holocausto e Auschwitz está no centro do genocídio. Estima-se que, em menos de quatro anos, ao menos 1,1 milhão de pessoas foram mortas no campo de concentração polonês. Quase 1 milhão eram judeus.

 

As vítimas levadas a campos de concentração eram mantidas em situação deplorável, trabalhavam até a morte ou eram levadas a câmaras de gás.

 

Em 27 de janeiro de 1945, tropas soviéticas entraram no campo de concentração e encontraram os sobreviventes magros, torturados e exaustos.

 

Encontro em Jerusalém

Na semana passada, mais de 40 líderes de diversos países se encontraram em Jerusalém em ato para lembrar o holocausto. O evento foi considerado uma das maiores reuniões políticas da história de Israel.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO