Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sorriso: sessão solene da Câmara encerra festividades da Semana Farroupilha

21.09.2017
10:59
FONTE: Assessoria/Ângela Gimenez

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Semana Farroupilha

    Divulgação/Câmara Municipal Sorriso

Em Sorriso, as comemorações da Semana Farroupilha foram encerradas ontem (20), na sede campeira do CTG Recordando os Pagos, com a realização de uma sessão solene promovida pela Câmara Municipal. Cerca de 300 pessoas participaram do evento.

 

Como forma de homenagear os tradicionalistas, os vereadores foram com indumentária gaúcha.

 

Além dos parlamentares, o vice-prefeito Gerson Bicego e o patrão do CTG, Darci Sganderla, acompanhado da esposa Rosa Maria, integraram a mesa de honra. Sganderla entregou ao presidente Fabio Gavasso (PSB) o lenço gaúcho, parte essencial da indumentária do gaúcho.

 

Para dar boas-vindas às autoridades e convidados do CTG, foi entregue ao presidente uma cuia de chimarrão, símbolo da tradição gaúcha.

 

Em seguida, o capataz do CTG, Mauro Macieski e a esposa, Marisiam, entraram com a chama crioula, marco inicial do movimento tradicionalista.

 

Ainda na sessão, as invernadas artística, campeira e esportiva do CTG de Sorriso receberam moções de aplauso. Na oportunidade, atletas e representantes de entidades também foram agraciadas com a honraria.

 

Durante a solenidade o presidente Gavasso e a vereadora Professora Silvana (PTB) passaram ao patrão do CTG uma cópia da lei municipal que institui e inclui a Semana Farroupilha no Calendário Oficial de Eventos do Município.

 

“Para nós, da Câmara Municipal, é um prazer muito grande prestar essa homenagem a vocês, gaúchos, seja de nascimento ou de coração. Também nos sentimos gratos pelo acolhimento aqui, na sede do CTG”, frisou o presidente, acrescentando que a Câmara pretende tornar tradição a realização anual de uma sessão solene durante a Semana Farroupilha.

 

“É um orgulho para a patronagem do CTG, seus departamentos e o Conselho de Vaqueanos receberem os vereadores e autoridades em nossa humilde casa. Agradecemos ao Poder Legislativo por ter deixado sua sede e ter vindo celebrar conosco o encerramento da Semana Farroupilha”, enfatizou o patrão.

 

A sessão foi marcada ainda por apresentações das invernadas artísticas.

 

Semana Farroupilha

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835, quando os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venceram o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre, iniciando a "Guerra dos Farrapos", que se estendeu até a 1º de março de 1845.

 

 A data, 20 de setembro, e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos, apresentando como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO