Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Suspeito de estupro, Jobson diz que sofre ameaças e pede transferência de cadeia

24.02.2018
07:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Jobson, ex-jogador do Botafogo, responde a um processo por suspeita de estupro de vulneráveis (Foto: Bruno de Lima/Agencia o Dia)

    Jobson, ex-jogador do Botafogo, responde a um processo por suspeita de estupro de vulneráveis (Foto: Bruno de Lima/Agencia o Dia)

Preso por suspeita de estupro de vulneráveis, o ex-jogador Jobson Leandro Pereira pediu para ser transferido porque alega estar sofrendo ameaças dentro da cadeia pública de Colméia. As informações são do advogado Josenildo Ferreira. Ele disse ao G1 que os presos estavam tentando extorquir o atleta, ao pedir R$ 300 por semana.

 

A Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça informou que o Jobson continua preso em Colméia e aguarda uma decisão judicial quanto ao seu pedido de transferência de unidade. Disse também que ele não sofreu nenhuma agressão por parte dos outros detentos.

 

Jobson foi preso em junho de 2016 por cumprimento a um mandado de prisão preventiva. De lá para cá, ele foi solto duas vezes, mas descumpriu medidas estabelecidas pela Justiça para a liberdade condicional e voltou para a prisão.

 

O advogado contou ao G1 que na cadeia de Colméia não tem uma cela específica para presos provisórios. por causa disso ele estava junto com os presos do regime semiaberto, aqueles que têm a autorização de sair durante o dia para trabalhar.

 

Mas, neste mês, o ex-jogador ficou por alguns dias em uma cela com presos já condenados, momento em que teria sido ameaçado de morte por eles. “Ele vem sendo ameaçado por causa do crime que ele responde. O preso não quer saber se ele é suspeito ou culpado”, contou Ferreira.

 

Diante do caso, o advogado disse que o diretor da cadeia pediu à Justiça que Jobson fosse transferido para Paranã. “Nessa cidade, ele ficaria muito distante da família e de mim, que sou advogado. Então pedi para ele ser transferido para Colinas do Tocantins.”

 

Ferreira explica que também pediu a transferência para o presÍdio Barra da Grota, em Araguaína. Agora ele aguarda um posicionamento do juiz de execuções penais da cidade para saber se a unidade tem vaga e pode receber o ex-jogador.

 

Jobson está suspenso pela Fifa e não pode realizar qualquer atividade até o dia 31 de março de 2018. O advogado disse que vai pedir que o juiz conceda liberdade para que o atleta volte aos gramados. Ferreira informou que quatro clubes de futebol estão interessados em contratá-lo.

 

Três vezes preso

Jobson foi preso no dia 23 de junho de 2016 por suspeita de estupro de vulnerável, mas foi solto em setembro do mesmo ano, mediante o pagamento de uma fiança no valor de R$ 22 mil e o cumprimento de algumas medidas, como não manter contato com as vítimas e não frequentar bares e boates.

 

Mas o ex-jogador voltou a ser preso em junho de 2017 por ter descumprido duas medidas judiciais, quais sejam: não sair da comarca onde mora sem autorização judicial e permanecer em casa entre as 19h e às 6h.

 

Na época, ele se envolveu em um acidente de trânsito na TO-080, entre Marianópolis e Divinópolis. Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas, incluindo o atleta.

 

Dois meses depois, em agosto do ano passado, ele foi solto após pagar uma fiança de dez salários mínimos. Ele estava sendo monitorado com uma tornozeleira eletrônica.

 

Em setembro, o ex-jogador voltou a ser preso pela terceira vez depois de descumprir novamente as medidas estabelecidas pela Justiça. O advogado chegou a pedir a liberdade dele, mas o juiz alegou que quando Jobson estava em liberdade condicional, saiu sem autorização. Disse que iria ao dentista, mas no monitoramento, consta que ele atravessava o rio Araguaia para ir até Conceição do Araguaia (PA).

 

Crime

O crime de estupro de vulneráveis começou a ser investigado quando uma das adolescentes, que diz ter sido abusada pelo jogador, procurou a polícia depois que uma foto dela foi parar em um grupo de troca de mensagens na internet. Jobson nega todas as acusações.

 

Ainda segundo a vítima, o jogador teria aliciado a menor em Conceição do Araguaia junto com outras três adolescentes e teria levado as jovens para a chácara de sua propriedade, localizada na cidade de Couto de Magalhães, oeste do Tocantins. Lá, as vítimas teriam sido embriagadas e entorpecidas para, em seguida, serem abusadas sexualmente.

 

Jobson é acusado dos crimes estupro de vulnerável, ameaça, disponibilização de fotografia pornográfica de adolescente na internet e oferecimento de bebida alcoólica a adolescente.

 

Polêmicas

Jobson está suspenso pela Fifa de realizar qualquer atividade relacionada ao futebol até 31 de março de 2018. Ele foi acusado pelo clube Al Ittihad, da Arábia Saudita, de se recusar a fazer exame antidoping. Posteriormente, a Fifa deu validade mundial à pena que, de início, foi imposta pela Federação Saudita de Futebol.

 

A suspensão aconteceu em abril de 2015. Em março, o atleta teve o seu recurso rejeitado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Também em março, o atacante foi proibido de atuar em competições amadoras da sua cidade natal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO