Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Esportes

Tatum dá show, e Celtics espantam má fase com surra nos Lakers de LeBron e Davis

21.01.2020
09:25
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Tatum dá show, e Celtics espantam má fase com surra nos Lakers de LeBron e Davis

    Fonte: Celtics Brasil

No encontro do time que não vencia há três partidas com o poderoso líder da Conferência Oeste, a lógica não teve muito espaço. Afinal de contas, Boston Celtics contra Los Angeles Lakers é um dos grandes clássicos da NBA. E mesmo vindo de uma semana ruim, o time verde encontrou forças para desbancar a franquia californiana com contundência, 139 a 107.

 

O grande destaque dos Celtics foi Jayson Tatum, que cresceu ao longo da partida e acabou com 27 pontos, convertendo 55% dos seus arremessos. Vale ressaltar os desempenhos de Jaylen Brown, Kemba Walker e Enes Kanter, que fizeram respectivamente 20, 20 e 18 pontos. Com o resultado, o Boston espanta o momento ruim (eram 6 derrotas nos últimos 10 jogos) e se sustenta no pelotão da zona de mando de quadra do Leste, em quarto lugar.

 

Apesar da derrota, os Lakers seguem líderes. LeBron atuou por 29 minutos, com 15 pontos e 13 assistências. Anthony Davis, que voltou de lesão após cinco jogos fora, foi discretíssimo, com 9 pontos, 4 rebotes e 2 tocos. Na quarta-feira, o time amarelo tem vida mais fácil: encara o New York Knicks.

 

Boston poderoso nos rebotes ofensivos

Um dos segredos dos Celtics na bela vitória dessa segunda-feira foi a força do time nos rebotes ofensivos (14 a 12 no jogo, mas 13 a 3 no primeiro tempo, quando a vantagem foi construída). Só Kanter pegou 6. A quantidade de bolas recuperadas no ataque gerou muitas "segundas chances", algo que acabou pesando no placar.

 

A importâncias das bolas de três

Outro fator de desequilíbrio no jogo foram os aproveitamentos bem diferentes nas bolas de três. Enquanto o Boston conseguiu 47%, os Lakers penaram nos chutes de fora, com 26%.

 

Vitória especial para Kemba Walker

A vitória dessa segunda-feira teve um significado de "xô, uruca!" para Kemba Walker. Em 28 confrontos na carreira contra LeBron James, o armador havia perdido todos. Com 20 pontos, 4 rebotes e 7 assistências, Kemba pôde finalmente quebrar essa dura escrita.

 

O jogo

1º Quarto - Lakers falam alto, mas os Celtics respondem

O foco e a energia dos Lakers foram aspectos que saltaram aos olhos logo nos primeiros minutos. O time abriu os trabalhos com uma ponte aérea LeBron-McGee e uma bola de três de Danny Green com direito a falta. Mas guiados por Gordon Hayward e se aproveitando de erros dos Lakers, os Celtics logo reagiram, eliminando uma vantagem de 8 pontos do rival.

 

Jaylen Brown logo se juntou a Hayward nas ações ofensivas, criando problemas para a defesa dos Lakers e deixando o jogo muito equilibrado. Nos Lakers, o que mais chama atenção era o papel de LeBron como facilitador. Foram 7 assistências só no primeiro quarto. Ao fim dos 12 primeiros minutos, os Celtics venciam por 33 a 30.

 

2º Quarto - Jayson Tatum e Enes Kanter voam, e os Celtics mantêm a liderança

O segundo quarto começou com uma falta flagrante de Enes Kanter em Anthony Davis. Na tentativa de parar o rival, o pivô deixou a mão no rosto do jogador dos Lakers. O ritmo do jogo teve uma queda significativa, com os Celtics se mantendo à frente no marcador.

 

O responsável por manter o Boston bem no jogo? Jayson Tatum. O ala subiu de rendimento no segundo quarto e foi o primeiro jogador a ter dígitos duplos na pontuação. Com roubadas e cravadas, ele levantou a torcida verde. Kanter ia bem vindo do banco, e com uma sequência de 10 a 1 o Boston chegava à sua maior vantagem no jogo, 9 pontos. Ao fim do primeiro tempo, o Boston vencia por 69 a 55.

 

3º Quarto - Lakers não reagem no ataque e Celtics encaminham vitória

O Boston começou o terceiro quarto da mesma maneira que terminou o segundo: com o pé no acelerador. O time foi muito assertivo no ataque e manteve a boa vantagem construída no quarto anterior. Com Davis discreto e coadjuvantes sem brilho, os Lakers se viram numa enrascada. Os Celtics abriam 18 pontos.

 

Jaylen Brown começava a crescer com o resto do time, e o Boston aparentava ser um time imbatível na noite, emplacando uma sequência de 14 a 2. O ânimo dos jogadores dos Lakers sumia e a partida ganhava um desfecho encaminhado. Ao fim do período, a vantagem dos Celtics era de 24 pontos.

 

4º Quarto - Celtics confirmam vitória esmagadora

No quarto período, os Lakers davam claros sinais de desânimo. Perdendo por 30 pontos a 8 minutos do fim, LeBron e Davis foram sacados de quadra. Era um indicativo de que havia chegado a hora do chamado "garbage time", em que os reservas ganham tempo de jogo. No zerar do cronômetro, os Celtics venceram por 139 a 107.

 

Campanhas

Celtics: 28v, 14d (4º do Leste)

Lakers: 34v, 9d (1º do Oeste)

 

Jrue Holiday comanda vitória dos Pelicans sobre os Grizzlies

O Memphis Grizzlies foi derrotado por um inspirado New Orleans Pelicans: 126 a 116. O time do Tennessee ainda viu cair uma invencibilidade de 7 partidas. Os Pelicans foram dominantes e chegaram a ter uma vantagem de 25 pontos. O grande nome da noite foi o armador Jrue Holiday, que liderou sua equipe com 36 pontos, 6 rebotes e 2 roubadas. Pelos Grizzlies, o destaque foi Dillon Brooks, que anotou 31 pontos e 9 rebotes.

 

Campanhas

Grizzlies: 20v, 23d (8º do Oeste)

Pelicans: 17v, 27d (12º do Oeste)

 

Knicks amassam os Cavaliers no segundo tempo e vencem

Com um segundo tempo muito forte, o New York Knicks venceu o Cleveland Cavaliers por 106 a 86. A tônica do jogo foi o forte jogo coletivo de ambas as equipes. No caso dos Knicks, cinco jogadores marcaram pelo menos 12 pontos. O destaque foi Julius Randle, com 19 pontos e 9 rebotes. Nos Cavaliers, fez bom jogo Collin Sexton, com 17 pontos, 5 rebotes e 4 assistências. Vale lembrar os 22 rebotes de Tristan Thompson.

 

Campanhas

Cavaliers: 12v, 32d (14º do Leste)

Knicks: 12v, 32d (13º do Leste)

 

Hornets fazem jogo fraco no ataque e são presa fácil para o Magic

O Charlotte Hornets fez uma partida fraca no setor ofensivo e acabou sendo facilmente dominado pelo Orlando Magic. Vitória do time da Flórida por 106 a 83. O destaque do Magic foi Nikola Vucevic, que marcou 24 pontos e pegou 10 rebotes. Vale apontar também a atuação de Evan Fournier, que teve 26 pontos. Nos Hornets, o cestinha foi Malik Monk, com 20 pontos.

 

Campanhas

Hornets: 15v, 30d (12º do Leste)

 

Magic: 21v, 23d (7º do Leste)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO