Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Termômetros de mercúrio: Anvisa vai suspender a venda

24.04.2017
10:26
FONTE: Crescer

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • anvisa_termometro_mercurio_proibido_1024x683

Pode dar adeus ao tradicional termômetro com a coluna de mercúrio para medir a febre. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai proibir a fabricação, a importação e a venda desse produto por questões ambientais. A Convenção de Minamata, assinada por 140 países, incluindo o Brasil, estabelece o controle do uso e a redução de emissões e liberações de mercúrio, que é um metal pesado, para a natureza. A medida entra em vigor só a partir de 1º de janeiro de 2019, mas já foi publicada no Diário Oficial da União.

 

Conheças as outras opções de termômetros disponíveis no mercado e veja quais são suas vantagens e desvantagens:

 

Digital – o mais comum são os termômetros com sonda, que é aquela pontinha metálica, que pode ou não ser flexível. Tem custo bem acessível, mas nem todos os modelos oferecem a possibilidade de substituir a bateria. Alguns contam com o alarme após o tempo necessário para medir a temperatura, que costuma ser de um minuto.

 

Em forma de chupeta – “a temperatura oral é uma das mais precisas”, explica o pediatra Thiago Gara, do Hospital São Luiz Anália Franco (SP). Isso faz com que o termômetro em forma de chupeta seja uma ótima opção para bebês. A desvantagem é que ele é bem mais caro e só será útil por um curto período de tempo.

 

De ouvido – outra possibilidade bem recomendada pelo pediatra, por fazer a medição rapidamente. Tem uma pontinha que deve ser encaixada na cavidade auricular e, depois da medição deve ser higienizada de acordo com as instruções do manual.  O ponto negativo é que esses aparelhos custam quase 10 vezes o preço de um termômetro digital comum.

 

De testa - alguns modelos devem ser colocados diretamente em contato com a pele. Outros, que funcionam com infravermelho, devem ser mantidos a 5 centímetros de distância. Fazem uma medição rápida, mas também custam muito mais do que o digital simples.

 

Vale lembrar que é sempre importante verificar se o termômetro conta com o selo de certificação do Inmetro. Isso garante que, mesmo que a criança esteja transpirando muito ou não fique tão parada, a variação da temperatura na medição não seja relevante.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO