Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vacinação contra o HPV imuniza 444 adolescentes em Lucas do Rio Verde

17.07.2017
08:58
FONTE: Ascom Prefeitura/Josi Pegoraro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pref_lrv

No último sábado (15), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D de vacinação contra o HPV” em todas as unidades de saúde do município, para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Um total de 444 adolescentes foram imunizados.

 

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Keli Paludo, a vacina estava disponível em todas as unidades de atenção básica do município. “Já existia para as meninas e agora também foi introduzido no calendário de vacinação dos meninos como forma de aumentar a prevenção do câncer causado pelo HPV”, disse Keli.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger aos adolescentes antes do início da vida sexual e antes do contato com o vírus.

 

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer mais frequente no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO