Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Vacinação é ferramenta mais eficaz contra a febre amarela

15.02.2019
10:07
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 91902bdf_c3c2_4d49_81b9_e92ed16a3e14

    Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que uma única dose garante proteção por toda a vida - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Com as notificações de casos de febre amarela nos estados do Sul e Sudeste do País, o Ministério da Saúde recomenda que os moradores e turistas que vão viajar para esses locais sejam imunizados contra a doença. A estimativa da pasta é de que 50 milhões de pessoas nessas regiões ainda não se vacinaram.

 

Desde julho do ano passado, já foram confirmados 37 casos de febre amarela no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que os casos recentes em macacos no Paraná podem indicar um novo surto da doença, o que reforça a importância da vacinação.

 

As doses que protegem contra a enfermidade são encaminhadas todos os meses aos estados. Desde o começo desse ano, 1,1 milhão já foram distribuídas. O Calendário Nacional de Vacinação segue as orientações da OMS e aplica a dose única da vacina, que vale por toda a vida.

 

Pessoas que vivem nas regiões em risco, assim como os turistas que vão visitá-las, devem procurar os postos de saúde desde que nunca tenham sido imunizadas e possuam entre nove meses e 59 anos. Além de Sul e Sudeste, as regiões Norte, Centro-Oeste, assim como os estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Alagoas, já eram áreas em que há a recomendação da vacina. Quem tiver viagem marcada para esses lugares deve se vacinar pelo menos 10 dias antes da partida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO