Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Politica

Veículos elétricos têm novo combustível à base de água

11.03.2019
16:51
FONTE: Eva Mothci

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Veículos elétricos têm sido notícias frequentes. São apresentados como solução para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis e também para proteger o meio ambiente. Já pensou rodar por aí em um carro elétrico cujo combustível tem como base a água? Pois é isso mesmo! Essa novidade foi apresentada no final de 2018, em Tel Aviv, pela Electriq~Global, uma startup australiano-israelense.

 

“A tecnologia é revolucionária”, segundo a Electriq. Isso porque ela retira o hidrogênio da água e o usa para gerar a energia elétrica necessária para os veículos. E esse combustível à base de água é eficiente, seguro, barato e causa menos poluição. Aliás, diz a empresa, ele não emite gases poluentes. Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo para entender melhor essa novidade.

 

Combustível à base de água pode ser o futuro

A energia renovável vem chamando a atenção de diversas empresas pelo mundo. Normalmente, são usadas baterias de íon lítio para os carros (como os da Tesla, por exemplo). Já para veículos maiores, como caminhões, ônibus, trens e barcos, recorre-se a tecnologias que utilizam hidrogênio comprimido. E o grande problema, aqui, é o alto custo de armazenamento e transporte.

 

Já o sistema desenvolvido pela Electriq apresenta três componentes-chave: a água, uma substância química — a Tetraidrobiopterina (BH4) — e uma camada de metal — que é um catalisador criado pela empresa. É esse catalisador que, a partir da mistura, põe em ação a produção de hidrogênio. “Criamos um novo tipo de combustível à base de água que é seguro, não inflamável e fácil de usar e transportar”, disse o CEO da Electriq, Guy Michrowski, em uma entrevista ao The Times of Israel.

 

Combustível de água rende mais, custa menos e não polui

A tecnologia desenvolvida pela empresa apresenta, de imediato, três características altamente desejáveis. Ela acarreta maior rendimento, por um custo menor e com facilidade de transporte e uso. Isto é: de acordo com a Electriq, seu combustível dobra o alcance dos veículos elétricos pela metade do custo.

 

Em seu site, a Electriq apresenta tabelas comparando o alcance do seu combustível inovador com o que é usado por outras companhias. Por exemplo, tanto um Tesla Model-S, que usa bateria de lítio, quanto um Toyota Mirai, movido a hidrogênio comprimido, têm alcance de 500 km. Já os veículos elétricos da startup chegariam a mil quilômetros e levariam apenas cinco minutos para reabastecer.

 

Além disso, a empresa também compara os custos de um tanque de combustível: com a sua tecnologia, cerca de 25 dólares. Um tanque de hidrogênio do Mirai, em torno de 80 dólares. Quanto à segurança para transportar, usar e armazenar o combustível, provém do fato de ele ser 60% água. Assim, a empresa afirma ser capaz de produzir hidrogênio sob demanda que, depois, é transformado em energia elétrica.

 

Comercialização do combustível

No site da Electriq~Global, um roadmap aponta algumas datas, lançamentos e objetivos. Por exemplo, entre janeiro e março de 2019, será autorizado em Israel o primeiro centro de reciclagem em larga escala. Já de 1 de julho a 31 de outubro, consta a apresentação de um caminhão de 30 Kw e de um veículo aéreo não tripulado rodando com o novo combustível.

 

O site também informa que entre abril e junho de 2020 será mostrado o primeiro ônibus com o sistema da Electriq. Entre outras apresentações e construção de plantas, a comercialização da tecnologia está prevista, conforme o roadmap, para 1º de janeiro de 2022.

 

 

Michrowski explicou, na entrevista, que o hidrogênio é criado e utilizado, e o líquido restante pode ser reciclado. É reabastecido com água e os demais componentes, podendo ser novamente usado. “O mercado de veículos elétricos está decolando e queremos substituir o hidrogênio comprimido pela nossa solução”, afirmou o CEO da Electriq~Global. Para ele, o valor do novo combustível está em ser acessível e seguro, reduzindo custos e sem poluição.

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