Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Veja por onde andam os jogadores do último título da seleção brasileira na Copa América

12.06.2019
08:17
FONTE: Globo Esportes

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Seleção Brasileira que venceu a Copa América em 2007 — Foto: Divulgação

No próximo dia 14 começa mais uma edição da Copa América, dessa vez sendo disputada aqui no Brasil. É mais uma chance para a nossa seleção levantar mais uma vez o maior título do continente, coisa que não acontece desde 2007. De lá pra cá são três edições e 12 anos de jejum do Brasil, que sequer chega até a decisão.

 

A última vez que comemoramos o título foi contra nosso maior rival, a Argentina.

 

Na grande decisão, o técnico Dunga colocou o Brasil em campo assim: Doni, Maicon, Alex, Juan e Gilberto; Mineiro, Josué, Júlio Baptista e Elano; Robinho e Vagner Love.

 

Do lado da Argentina, uma seleção também forte, que tinha: Abbondanzieri, Zanetti, Ayala, Gabriel Milito e Heinze; Cambiasso, Mascherano, Riquelme e Verón; Tévez e o jovem Messi.

 

O Brasil venceu por 3 a 0, numa partida bastante disputada, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves (que entrou no segundo tempo).

 

Confira como estão os titulares daquela equipe:

 

Doni

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Desde 2005 estava como um dos principais destaques da Roma, onde permaneceu até 2011. Lá ele venceria uma Copa da Itália e uma Supercopa. Também estaria entre os convocados da Copa das Confederações de 2009, mas acabou fora por um problema no joelho. Ele também esteve na seleção brasileira que parou nas quartas de final da Copa de 2010, sendo reserva de Julio César. Um ano depois da disputa do Mundial pelo Brasil, Doni acertou sua transferência da Roma para o Liverpool, na Inglaterra. Lá, venceu a Copa da Liga Inglesa em 2012.

 

Na reapresentação daquele ano foi diagnosticado com um problema cardíaco e teve que deixar a carreira prematuramente, antes de conseguir voltar a atuar pelo Botafogo de Ribeirão Preto, o clube onde pretendia encerrar a carreira.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Doni deixou o futebol completamente de lado e vive com a família em Orlando (EUA). Agora é dono de uma empresa de investimentos imobiliários, academias e empresas do ramo da construção civil. Além disso, ele se especializou em dinossauros e abriu uma empresa que, além de ser dona de um parque temático em Campinas (SP) também leva exposições sobre o tema para várias partes do Brasil.

 

Maicon

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Era titular absoluto da Inter de Milão, onde ficou até 2012, no auge de sua carreira. Por lá conquistaria ainda mais três Campeonatos Italianos, duas Copas da Itália e a Liga dos Campeões. Depois da Inter foi para o Manchester City, onde ficou por pouco tempo, antes de voltar para a Itália, onde ficaria três temporadas na Roma. Em 2017 retornou ao Brasil, para jogar no Avaí.

 

Esteve como titular também na conquista da Copa das Confederações de 2009 e disputaria a Copa do Mundo de 2010.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Aos 37 anos segue em atividade e chegou ao Criciúma no final de 2018. Com a equipe do Tigre, terminou o estadual perdendo a semifinal nos pênaltis para o rival Avaí. Atualmente estão na disputa contra o rebaixamento na Série B do Brasileirão, e ele diz que não pensa em parar tão cedo.

 

Alex

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Alex infelizmente conviveu com muitas lesões durante sua carreira, foram elas que o tiraram da Copa das Confederações de 2009 e também da Copa de 2010. Logo após Copa América de 2007, Alex chegava ao Chelsea após vitoriosa passagem por empréstimo no PSV da Holanda. Na Inglaterra ficou até 2012 e por lá foi campeão da Premier League, de duas Copas da Inglaterra e uma Supercopa Inglesa. Depois dos Blues ainda teve passagem pelo PSG, onde venceu duas Ligas Francesas, uma Taça da Liga e uma Recopa. Também jogou no Milan, de onde saiu após o fim do contrato em 2016. Quase acertou sua ida para o Porto, mas decidiu se aposentar após precisar de uma nova cirurgia no joelho.

 

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Aos 36 anos, ele segue um pouco afastado da mídia, mas em uma entrevista recente a “Gazeta Esportiva” revelou ter vontade de voltar aos gramados e não escondeu o desejo de defender o Santos.

 

Juan

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Logo após erguer a taça na Venezuela, o zagueiro deixou o Bayer Leverkusen e se tranferiu para a Roma, onde ficaria até 2012. Na Itália, Juan fez parte do time que venceu a Copa e a Supercopa da Itália. Teve uma passagem pelo Internacional e em 2016 retornou ao clube que o revelou, o Flamengo. Onde ficou até se aposentar no começo deste ano, repleto de homenagens.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

No Flamengo, logo após pendurar as chuteiras aos 40 anos, o ex-zagueiro leva uma vida de “estagiário”. A ideia é que ele ocupe uma posição de ligação entre jogadores e a diretoria do clube. Enquanto isso, segue acompanhando das arquibancadas os jogos do Rubro-Negro.

 

Gilberto

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Na época da Copa América, Gilberto brilhava pelo Hertha Berlin jogando como meia. Na temporada seguinte foi para o Tottenham, onde teve uma passagem bem curta antes de voltar para o Cruzeiro. Em Minas, Gilberto venceu o campeonato estadual de 2011. Teve também passagens curtas pelo Vitória-BA e pelo América-MG, onde se aposentou dos gramados. Voltaria também para o América do Rio, mas não como jogador, e sim como coordenador técnico. Depois dessa passagem pelo Mecão, Gilberto ainda foi trabalhar na base do Araxá-MG.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Hoje Gilberto mora no Rio e curte bastante a família. Recentemente teve conversas para assumir uma parte no futebol do Tupi-MG, mas nada se concretizou. Ele também foi homenageado pelo Flamengo na mesma partida que ficou marcada pela despedida do zagueiro Juan.

 

Mineiro

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Já em idade avançada, Mineiro não repetia as boas atuações que teve no São Paulo anos antes e sairia do Hertha para fazer parte do Chelsea comandado por Luiz Felipe Scolari. Nos Blues teve uma passagem relâmpago, e logo ele voltaria para a Alemanha, onde também teve carreira curta pelo Schalke 04. Em busca de obter a cidadania europeia, ele acabou parando em um clube da quarta divisão do Campeonato Alemão, virou ídolo e por lá esteve até se aposentar em 2012.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Finalizada a carreira em campo, Mineiro decidiu entrar para a vida de empresário. Fixou residência na Alemanha e hoje tem uma empresa que auxilia jogadores em período de mudança e adaptação no país. Vez ou outra também retorna ao Brasil para receber homenagens, especialmente do São Paulo, onde marcou época.

 

Josué

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Depois da Copa América de 2007, o volante acertou sua saída do São Paulo para começar uma carreira na Alemanha. Por lá, foi campeão de uma Bundesliga ao lado do atacante Grafite no Wolfsburg. Voltou ao Brasil em 2013 a pedido do técnico Cuca e foi um dos nomes que ajudou o Galo a conquistar a Libertadores, e ainda venceria no Atlético a Copa do Brasil, dois Campeonatos Mineiros e uma Recopa Sul-Americana. Pela Seleção, o volante esteve na Copa de 2010. Após o final do contrato com o Atlético, em 2015, ainda procurou clubes para jogar, mas não chegou a fechar com nenhum e encerrou a sua carreira.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Hoje em dia ele é sócio em várias empresas de ramos diversos, desde concessionária de carro até marketing esportivo. Mas ele não começou há pouco tempo, não. Josué já foi empresário da dupla sertaneja João Lucas & Marcelo, do hit “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha”, em 2012.

 

Elano

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Em agosto daquele mesmo ano, Elano seria contratado pelo Manchester City, onde ficaria até 2009 quando foi para o Galatasaray. Na Turquia ele jogou por duas temporadas e voltaria ao clube que o revelou, o Santos, para conquistar o tri da Libertadores. Teria ainda passagens mais apagadas por Grêmio, Flamengo e futebol indiano, antes de voltar mais uma vez ao Peixe, onde se aposentou dos gramados em 2016.

 

Pela seleção, ele esteve também no título da Copa das Confederações de 2009 e entre os convocados para a Copa de 2010.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Depois de pendurar as chuteiras, Elano começou a se especializar para assumir as funções de treinador, começou pela base do Santos e até chegou a comandar o time principal do Peixe em 2017 nas rodadas finais do Brasileiro. Atualmente se dedica a participar de cursos para se tornar treinador no futuro e é comentarista esportivo na ESPN.

 

Júlio Baptista

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Na época da Copa América, Júlio vivia o auge da carreira e brilhava no Arsenal. Voltaria para o Real Madrid, onde manteria a boa fase e levantaria a Liga Espanhola mais uma vez. Ainda teria passagens por Roma, Málaga e Cruzeiro (onde seria campeão brasileiro duas vezes). Em 2016, foi para os EUA e jogou junto com Kaká no Orlando City, onde ficou até o fim do contrato. Já estava parado quando surgiu a oportunidade de retomar a carreira jogando na Romênia, onde esteve até algumas semanas atrás.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Julio anunciou sua aposentadoria oficial como jogador de futebol e ainda não se sabe exatamente como será o futuro de “La Bestia”, que, pelo menos de acordo com suas redes sociais, deve seguir trabalhando no futebol, mas dessa vez tendo a gravata como uniforme.

 

Robinho

 

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Foi sem dúvidas o maior nome da Seleção naquela competição. Após conquistar a Copa América, ajudou a liderar a renovação pós-Copa de 2006, estando também no título da Copa das Confederações em 2009, na Copa de 2010 e Copa América de 2011. Em algumas ocasiões chegou a ser o capitão da equipe sob o comando de Mano Menezes.

 

Nos clubes, Robinho vivia uma época brilhante na carreira em 2007 no Real Madrid, onde conquistou a Liga Espanhola duas vezes, além de uma Copa da Espanha. Seria negociado com o Manchester City, e após uma queda de rendimento na Inglaterra, acertaria sua volta ao Santos por empréstimo, onde seria protagonista na conquista da Copa do Brasil em 2010.

 

Depois da Copa de 2010, acertou sua ida ao Milan. Lá venceu um Scudetto e uma Copa da Itália, mas mesmo assim amargou a reserva algumas vezes. Visualizando uma chance de estar na Seleção durante a Copa de 2014, voltou ao Santos por empréstimo mais uma vez. A convocação não veio, mas Robinho foi campeão paulista em 2015 na sua última passagem pelo Peixe. Finalizado seu contrato, acertou a ida para o Guangzhou, da China, onde ficou seis meses e conquistou um campeonato nacional antes de retornar ao Brasil para jogar no Atlético-MG.

 

No Galo, venceu um Campeonato Mineiro. Terminado o contrato com o clube de Minas, Robinho assinou com Sivasspor da Turquia e ficou lá até o final do ano passado, quando se transferiu para seu atual clube, o Istanbul Basaksehir, também da Liga Turca.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Aos 35 anos e ainda em atividade ele firmou contrato até 2020 no Basaksehir – que brigou pelo "Turcão" até as últimas rodadas, mas foi vice do Galatasaray – e está ao lado de outros jogadores veteranos que fazem parte do elenco. A última aparição notória dele foi pedalando em Santos, durante suas férias.

 

Vagner Love

 

Como foi a carreira depois do título?

 

Em 2007, Vagner se destacou no CSKA, onde estava desde 2004 e ficou até 2012, conquistou várias títulos nacionais e uma Liga Europa durante esse período. Nesse período, foi emprestado ao Palmeiras em 2009 e para o Flamengo em 2010, quando fez parte do “Império do Amor” ao lado de Adriano. Após o fim do contrato com o CSKA, assinou definitivamente com o Rubro-Negro, onde ficou até 2013. Voltaria mais uma vez para a Rússia, levantaria pela quinta vez a Copa da Rússia e pela quarta vez o campeonato nacional e de lá iria para o Shandong Luneng, onde ficou por duas temporadas.

 

No começo de 2015, acertou sua ida ao Corinthians e foi fundamental no título brasileiro daquele ano. Seu desempenho chamou a atenção da Europa e ele foi parar no Monaco, da França, por uma temporada. Também teria passagens pelo futebol turco, jogando pelo Alanyaspor e pelo Besiktas, até acertar seu retorno ao Parque São Jorge em janeiro deste ano.

 

Por onde anda hoje em dia?

 

Com quase 35 anos, Love hoje atua pelo Corinthians e foi o autor do gol que garantiu o título paulista contra o São Paulo recentemente. Tem sido uma das opções de ataque do técnico Fábio Carille. Seu contrato vai até o final de 2020, e ele já fala em encerrar a carreira no Timão.

 

E como andam os reservas daquela seleção?

 

O banco daquele time tinha: Helton, Daniel Alves, Diego, Alex Silva, Naldo, Kléber, Fernando, Anderson e Afonso Alves.

 

Daniel Alves – De lá pra cá se tornou o jogador com mais títulos no futebol mundial e é o único remanescente daquela conquista ainda jogando pela seleção – é, inclusive, o capitão da equipe comandada por Tite.

 

Diego – Voltou recentemente ao Brasil e é um dos principais nomes do Flamengo. Tem contrato com o Rubro-Negro até o final de 2020.

 

Alex Silva – O "Pirulito" ainda segue em atividade e joga no futebol boliviano desde 2016 defendendo o Jorge Wilstermann.

 

Helton – Naturalizado português, o ex-goleiro já se arriscou na carreira de cantor e de treinador em Portugal. Hoje é baterista de uma banda.

 

Naldo – Aos 36 anos e ainda em atividade, o zagueiro trocou recentemente o Schalke 04 pelo Monaco.

 

Kléber – Depois de se aposentar em 2014, exerceu a função de olheiro no interior de São Paulo e hoje vive como empresário e representante de atletas.

 

Fernando Menegazzo – O ex-volante que defendeu clubes como Juventude, Grêmio, Bordeaux da França e Siena da Itália, hoje trabalha como empresário de jogadores.

 

Anderson – Joia do Grêmio que teve passagem vitoriosa no Manchester ao lado de CR7, hoje aos 31 anos, disputa a segunda divisão da Turquia.

 

Afonso Alves – Se aposentou do futebol em 2015 após problemas físicos. Vive longe da mídia e em sua aparição mais recente, revelou sua grande nova paixão: o ciclismo de estrada.

 

 

Será que a seleção de Tite conseguirá finalmente repetir o feito dessa rapaziada?

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO