Mato Grosso, 16 de Outubro de 2018
Economia / Agronegócio
Vendas antecipadas da safra de soja de MT 18/19 avançam para 20,8%, diz Imea
12.06.2018
14:16
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325_5

    ilustração

A comercialização antecipada da safra de soja 2018/19 de Mato Grosso, maior produtor brasileiro, saltou para 20,83 por cento da produção projetada em 32,3 milhões de toneladas, na esteira dos preços futuros de Chicago e também pela alta na cotação do dólar, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

Com isso, as negociações já apresentam um adiantamento de 16,56 pontos percentuais quando comparadas às do mesmo período do ano passado para a safra futura, visto que o preço médio comercializado está 21,7 por cento mais alto do que naquele momento.

 

No mês, a comercialização da safra 2018/19, que será plantada a partir de setembro, aumentou quase 7 pontos percentuais, disse em boletim mensal o Imea, órgão ligado aos produtores do Estado.

 

No entanto, O Imea destacou as preocupações quanto às vendas do grão neste mês, em função da tabela do governo para o preço do frete, que travou o mercado na primeira semana do mês de junho.

 

Além disso, os preços em Chicago recuaram nesta segunda-feira para mínimas de vários meses, diante das boas condições para a safra dos EUA.

 

O Imea também registrou uma avanço nas vendas da safra velha de soja para 85,58 por cento da produção estimada.

 

MILHO

Para a safra de milho da temporada 2017/18, que começou a ser colhida em Mato Grosso, as vendas apresentaram um avanço de mais de 10 pontos percentuais, para 67,44 por cento da produção estimada.

 

"Tal avanço só foi possibilitado graças à valorização tanto no mercado externo, após os avanços nas cotações do dólar, na bolsa de Chicago e nos prêmios...", disse o Imea.

 

Segundo o instituto, os preços internos mais altos, em decorrência das preocupações quanto à oferta de segunda safra no Brasil, que sofreu perdas devido à seca, também favoreceram os negócios.

 

"Devido às boas ofertas de preço, também foram iniciados os primeiros reportes de comercialização para o milho mato-grossense da safra 18/19, que já apresenta 12,12 por cento do total da produção estimada", afirmou o Imea.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO