Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Vereador de Queimados, no RJ, é preso suspeito de liderar milícia

18.07.2019
10:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Vereador eleito pelo PTdoB e ex-secretário de Defesa Civil de Queimados, Davi Brasil Caetano, foi preso em casa suspeito de liderar milícia na região — Foto: Vilson Ferreira / TV Gl

    Vereador eleito pelo PTdoB e ex-secretário de Defesa Civil de Queimados, Davi Brasil Caetano, foi preso em casa suspeito de liderar milícia na região — Foto: Vilson Ferreira / TV Gl

Ex-secretário de Defesa Civil do Município de Queimados, na Baixada Fluminense, e vereador eleito pelo PTdoB, Davi Brasil Caetano foi preso, na manhã desta quinta-feira (18), durante uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil.

 

Davi é considerado o chefe da milícia conhecida como Caçadores de Ganso. Ele foi preso em casa e, ao sair, acenou para as câmeras.

 

Os alvos, de acordo com as investigações, teriam atuação em condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida.

 

As investigações apontam que o vereador era o responsável pela exploração da atividade de distribuição clandestina de sinal de TV a cabo desempenhada pelo grupo, adquirindo os materiais necessários à expansão das centrais clandestinas para ampliar sua área de atuação.

 

 

A ação desta quinta-feira também tenta cumprir outros 23 mandados de prisão contra suspeitos ligados à milícia e também ao tráfico de drogas em Queimados. Até as 10h30, 22 pessoas já tinham sido presas.

 

Além do secretário, outros integrantes do grupo praticavam diferentes funções ligadas à atividade da milícia, tais como cobrança ilegal de taxas de serviços e por suposta segurança, observação de "inimigos" e prática de homicídios, entre outras.

 

Rede social anunciava vítimas da milícia

 

Ainda de acordo com as investigações, o grupo mantinha uma página em rede social, administrada por alguns dos denunciados, onde anunciava, previamente, quem seriam as suas vítimas.

 

As denúncias apresentadas pelo MPRJ à Justiça indicam que o grupo atuava subjugando a população local através da constituição de uma milícia privada em três diferentes localidades do município: Condomínio Valdariosa, Condomínio Ulysses Guimarães e Condomínio Eldorado.

 

 

 

A operação desta quarta-feira foi batizada de Hunter e é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), em conjunto com as delegacias de Homicídio da Baixada Fluminense e da Capital e com o serviço de inteligência da Polícia Militar.

 

A operação conta ainda com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário.

 

 

Outro vereador preso suspeito de chefiar milícia

 

O ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, ficou preso durante 10 anos, acusado de formação de quadrilha e de chefiar milícia na Zona Oeste do Rio.

 

Jerominho deixou a prisão no ano passado. Ele foi absolvido no último processo ao qual respondia, em que era acusado de tentar matar um motorista de van em junho de 2005.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO