Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Viagem de Bolsonaro para assembleia da ONU está 'assegurada', diz porta-voz

20.09.2019
11:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O médico de Jair Bolsonaro, Antônio Macedo, e o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, deram entrevista coletiva após exames do presidente — Foto: Guilherme Mazui/G1

    O médico de Jair Bolsonaro, Antônio Macedo, e o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, deram entrevista coletiva após exames do presidente — Foto: Guilherme Mazui/G1

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse nesta sexta-feira (20) que a viagem do presidente Jair Bolsonaro para participar da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, está "assegurada".

 

A viagem está marcada para o próximo dia 23. Bolsonaro passou no início do mês por uma cirurgia para corrigir uma hérnia no intestino. Antes da operação, ele havia dito que iria a Nova York, nem que fosse de "cadeira de rodas", para falar sobre Amazônia.

 

Nesta manhã, ele fez exames, em Brasília, para verificar o estágio de recuperação da cirurgia.

 

Segundo o porta-voz, os resultados mostraram que o presidente está apto a viajar.

 

"O nosso presidente está pronto para o combate, com viagem assegurada para Nova York", afirmou Rêgo Barros.

 

De acordo com o médico Antônio Macedo, responsável pela cirurgia do presidente e que o examinou em Brasília, Bolsonaro foi liberado para uma dieta leve, com arroz, purê de batata, legumes e “um pouco” de filé mignon grelhado.

 

Cuidados no avião

O presidente deverá seguir algumas orientações médicas na ida para os Estados Unidos.

 

Segundo o médico, o maior risco em viagens longas após uma cirurgia é de problema vascular. Por isso, Bolsonaro utilizará meias para ativar a circulação, tomará injeções anticoagulantes e foi orientado a não ficar muito tempo sentado. Durante o voo, a recomendação é de que ele faça caminhadas no avião a intervalos regulares e fique a maior parte do tempo deitado.

 

O médico ainda disse que o presidente continuará, “até segunda ordem”, utilizando uma espécie de colete, que cobre abdômen e parte do tórax, utilizado para protegê-lo e facilitar a recuperação.

 

Assembleia da ONU

A ONU realiza assembleia-geral todos anos, em Nova York, no fim de setembro. Tradicionalmente, os presidentes do Brasil são os primeiros a discursar no plenário. A fala de Bolsonaro está marcada para o próximo dia 24.

 

Neste ano, um dos principais temas deve ser a preservação ambiental. As queimadas na Amazônia, que tiveram em 2019 o pior ano desde 2010, causaram reações em todo o mundo contra a política do governo brasileiro para a proteção da natureza.

 

Uma das principais vozes contrárias à postura do governo foi a do presidente francês, Emmanuel Macron. Ele chegou a dizer que Bolsonaro mentiu sobre o compromisso do Brasil com o acordo do clima de Paris.

 

Em resposta, Bolsonaro sugeriu que a preocupação de Macron com a Amazônia é motivada por interesses econômicos.

 

A política ambiental do Brasil é considerada um obstáculo para a ratificação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Nesta semana, o parlamento da Áustria rejeitou o acordo. Em agosto, Macron já havia dito que, diante da postura do governo brasileiro na área do meio ambiente, a França também não confirmaria a aliança com o Mercosul.

 

O governo brasileiro argumenta que a posição desses países contra o acordo, na verdade, tem o objetivo de proteger comercialmente os produtores locais da competição com o agronegócio do Brasil.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO