Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vice-presidente do TJ inaugura Concep

25.05.2017
15:17
FONTE: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 25_concep

    Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Marilsen Andrade Addario (Foto: Assessoria)

Na tarde desta quarta-feira (24), a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Marilsen Andrade Addario, participou da inauguração do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Cuiabá (Concep). O conselho ganhou um espaço no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá.

 

A vice-presidente do TJMT enalteceu o trabalho realizado pelo conselho e pelos responsáveis pelo Núcleo de Execução penal. Além disso, elogiou ações que busquem o aprimoramento da sociedade. “É difícil falar em contribuição à sociedade, nesses momentos em que vemos os sistemas politico e econômicos praticamente ruírem. Mas nós fazemos parte da sociedade precisamos dar nosso contributo. Tentar fazer um amanhã melhor do que o hoje. Acredito que nós devemos ir para nossas casas deitar a cabeça no travesseiro e pensar em sermos pessoas melhores”, discursou.

 

Addario também falou que o novo espaço deve ser visto como o ‘templo da ressocialização’. “Todos estão de parabéns por esse serviço à sociedade, não é fácil trabalhar na vara de execução penal. Vamos considerar esse local um templo de ressocialização. As ideias podem se aflorar aqui nesse espaço. A meta deve ser ressocializar aqueles que estão à margem da sociedade, visando uma jornada mais tranquila e serena aos seus lares - para que contribuam com suas famílias e tenham uma vida honeste e honrada”, ponderou.

 

A anfitriã do Fórum juíza Edleuza Zorgetti, também parabenizou o esforço conjunto e voluntário para a viabilização do espaço. “Quero parabenizar a atitude dos nossos colegas e a diretoria se esforçou para encontrar esse local. Acredito que o trabalho do conselho irá melhorar a vida de pessoas que estão saindo do cárcere. Não é fácil estar segregado e precisamos dar atenção a nossa sociedade e tentando construir um futuro melhor”, disse.

 

O juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues relembrou que o trabalho é voluntário, mas que tem pessoas integras e comprometidas com a ressocialização dos egressos do sistema penitenciário. “Foi uma pequena batalha conseguirmos reerguer esse conselho, agora temos um local onde as ideias podem aflorar e se desenvolverem”, reiterou.

 

A presidente do Concep, Silvia Tomaz, reiterou a importância da estruturação do Conselho. “Recebemos com muita gratidão este local, pois o trabalho que o Concep irá realizar para ressocialização desses recuperandos junto às famílias é muito importante. Teremos um ganho muito grande e a sociedade também ao se recuperar uma vida”, comentou.

 

A atuação dos 20 conselheiros para biênio (2017-2018) tem entre as principais atribuições a fiscalização do cumprimento das penas aplicadas, bem como as condições das unidades carcerárias e a recuperação dos reeducandos. A coordenação geral do Concep é do juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

 

Os conselheiros (não natos) representam instituições parceiras como Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), igreja católica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pastoral carcerária, entidades espíritas, Fundação Nova Chance, servidores do sistema penitenciário, Fecomercio-MT, Conselho Regional de Serviço Social e Comissão de Direito Carcerário da OAB.

 

Também participaram da cerimônia a juíza-auxiliar da Corregedoria, Ana Cristina Silva Mendes, e o juiz Geraldo Fidelis, responsável pelo Núcleo de Execução Penal de Cuiabá e Várzea Grande.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO