Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Politica

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

29.07.2019
10:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Matthew Henry/Burst

    Foto: Matthew Henry/Burst

O efeito relaxante de uma taça de vinho ao fim de um dia difícil não se deve somente ao álcool presente na bebida. Segundo pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, o componente "resveratrol", presente em sementes e cascas de uva escura, e também no vinho tinto, possui efeitos antiestresse. Separada do álcool presente no vinho, a substância poderia ser usada em tratamentos médicos contra a depressão.

 

Em artigo publicado na revista científica "Neuropharmacology" os cientistas afirmam que o resveratrol ajuda a bloquear a manifestação de uma enzima ligada ao controle do estresse e da ansiedade no cérebro. A relação entre o componente e essa enzima, a "phosphodiesterase 4" (PDE4), ainda era desconhecida. Essa enzima é influenciada pelo hormônio do estresse, a corticosterona.

 

O estudo, divulgado à imprensa pelos pesquisadores em nota na sexta-feira (26), analisa como o resveratrol impacta os processos neurológicos. A pesquisa é liderada por Xiaoxing Yin, professora na universidade médica de Xuzhou, na China.

 

De acordo com uma das autoras do estudo, Ying Xu, "o resveratrol pode ser uma alternativa efetiva a medicamentos usados para tratar pacientes que sofrem de desordens ligadas à depressão e à ansiedade". O composto também está presente em outras frutas vermelhas.

 

Xu explica, em comunicado, que os antidepressivos atuais tendem a se concentrar no controle das funções dos hormônios serotonina e noradrenalina no cérebro. Porém, somente um terço dos pacientes com depressão conseguem normalizar suas funções neurológicas, em resposta aos medicamentos.

 

Como o resveratrol é capaz de inibir a expressão da enzima PDE4, poderia ser estudado e aplicado como alternativa.

 

Porém, como o consumo de álcool é altamente nocivo a pacientes com depressão, podendo levar à dependência química, o resveratrol precisaria ser sintetizado e administrado separadamente.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO