Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Voe MT possibilita nova linha aérea para Primavera do Leste

25.04.2018
08:43
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Voo asta pva

    Voo inaugural Cuiabá-Primavera foi realizado nesta terça (24), com a participação de executivos, empresários e gestores públicos. (Divulgação)

O programa Voe MT do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) continua fomentando o segmento da aviação em Mato Grosso. Agora, outro município do interior contemplado com uma nova linha comercial é Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá), a partir da empresa Asta.

 

Como explica o Diretor Comercial da Asta, Fabiano Oliveira, a linha inicialmente será executada nas segundas, quartas e sextas, com duração de 50 minutos. Os horários são IDA: Cuiabá (06h) – Primavera (06h50) e VOLTA: Primavera (07h10) – Cuiabá (08h). Os valores das passagens no site da empresa variam a partir de R$ 300 e a capacidade da aeronave é para nove pessoas.

 

Fabiano conta ainda que a empresa, que é genuinamente mato-grossense, vem somando esforços para conseguir atender o máximo de cidades dentro do Estado. Também ressaltou que com o Voe MT os investimentos puderam ser ampliados. “Um dos custos mais elevados que temos é com o combustível, mas com o programa do Governo podemos ter uma isenção de 84% sobre a base de cálculo do ICMS na compra do querosene de aviação, isso tem nos permitido voar mais longe, e hoje operamos em nove cidades”, pontuou.

 

Além de Cuiabá, a Asta possui voos sendo executados em Juara, Juína, Tangará da Serra, Confresa, Água Boa, Lucas do Rio Verde, São Félix do Araguaia e Primavera do Leste. A meta, conforme o executivo, é ampliar a malha aérea da companhia contemplando todo o interior em cerca de dois anos.

 

“Para que a gente consiga oficializar uma nova linha área dentro do Estado, é preciso que a prefeitura, os empresários e a comunidade se unam em prol do objetivo, porque precisamos fazer adequações nos terminais de pouso e decolagens, precisamos confirmar o interesse na rota e perceber a demanda real para fechar negócio”, contou Oliveira.

 

O Secretário da Sedec, Leopoldo Mendonça, destaca que depois do lançamento do Programa vem acontecendo uma verdadeira revolução no segmento de transporte aéreo em Mato Grosso. “Quem mais vem se beneficiando com o Voe MT é o interior, pois, muitos municípios passaram a contar com operações aéreas e isso vem se refletindo na economia e no desenvolvimento das regiões, porque quando o acesso é facilitado, todos ganham, o Estado, a empresa de aviação e a comunidade, o turismo de lazer e de negócios”, elencou.

 

Voo teste

Entre os integrantes do voo inaugural realizado nesta terça (24.04), com a participação de executivos, empresários e gestores públicos que fizeram o trajeto Cuiabá-Primavera, o Prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin agradeceu a empresa, os empresários e toda a comunidade para a concretização. “A partir de agora teremos esse voo local e isso é fruto do potencial que demonstramos ter e de quem acreditou nele. Estamos felizes e com boas expectativas”, disse.

 

Quem também elogiou a iniciativa foi o secretário de Indústria e Comércio de Primavera, Carlos Donin. “Onde tem aviação há desenvolvimento e crescimento para a região, porque o acesso à capital para todo o mundo se faz pelo ar, então, é cada vez mais necessário contarmos com essas empresas aereas trabalhando, atuando para ajudar a dar mais visibilidade ao município, ao empresariado e isso hoje é uma realidade em Mato Grosso”, destacou.

 

Voe MT

O programa foi criado para fomentar e democratizar o transporte aéreo e diversificar as cidades a serem atendidas com voos regulares. O Voe MT faz parte da estratégia do Governo do Estado em fomentar o turismo e transformá-lo em um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do estado.

 

Pelo Voe MT, as companhias aéreas podem obter redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de querosene de aviação. A redução é progressiva, de 20% a 84%. Atualmente, as companhias aéreas pagam uma alíquota de 25% na compra do combustível. O querosene de aviação representa mais de 40% nos custos de operação de uma empresa aérea.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO