Mato Grosso, 19 de Maio de 2024
Economia / Agronegócio

Situação da Telexfree nos EUA não afeta julgamento no AC, diz juíza

22.04.2014
10:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O julgamento da Telexfree pela justiça do Acre não deve sofrer nenhuma consequência por causa do pedido de recuperação judicial apresentado pela empresa nos Estados Unidos. Essa é a opinião da juíza Thaís Borges, da 2ª Vara Cível de Rio Branco, responsável pelo julgamento do caso. A Telexfree é investigada por suspeita de ser uma pirâmidade financeira disfarçada de empresa de marketing multinível.

Segundo ela, até o momento as informações que ela têm recebido sobre a situação são extraoficiais e não fazem parte do processo.

"O que sei é pela imprensa. No processo não tem nenhuma informação a respeito do que está acontecendo nos Estados Unidos e por hora não tem nenhum reflexo no processo daqui não", explica.

A juíza diz que o processo está em fase de perícia, que já começou há uma semana e deve durar até 60 dias. "O Ministério Público do Acre (MP-AC) pediu para produzir outras provas e aí eu teria que agendar audiência, mas, caso eles desistam, posso dispensar a audiência", comenta.

Ela finaliza dizendo que por enquanto é preciso esperar a conclusão da perícia antes de decidir o próximo passo em relação ao caso.

Entenda o caso

A Justiça dos Estados Unidos decretou, no último dia 17 de abril, o congelamento dos bens do grupo Telexfree. O pedido foi feito pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, e determinado pelo Tribunal Distrital de Boston.

Em comunicado divulgado nesta quinta, a SEC informou que o congelamento de bens atinge milhões de dólares e foi determinado pela Justiça na quarta (16) para evitar a perda de recursos de investidores.

Segundo o órgão, a Telexfree opera um esquema de pirâmide direcionado princuipalmente para imigrantes brasileiros e dominicanos.

Alguns dias antes, no dia 14 de abril, a sede da empresa nos Estados Unidos entrou com pedido de concordata no Tribunal de Falências do Distrito de Nevada. Foram apresentados pedidos de concordata em nome das empresas: TelexFree, LLC; TelexFree, Inc.; e TelexFree Financial, Inc.

No Brasil, a empresa está proibida de realizar pagamentos e aceitar novos membros desde junho de 2013, quando a Justiça do Acre julgou procedente uma ação civil pública proposta pelo MP-AC contra a empresa.

De acordo com o MP-AC, os donos da empresa são suspeitos de montar uma pirâmide financeira.

No Brasil

A Telexfree está impedida de realizar pagamentos e cadastros de divulgadores desde o dia 18 de junho de 2013. A empresa é acusada pelo MP-AC de operar um esquema de pirâmide financeira sob o disfarce de empresa de marketing multinível.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO