Uma parceria entre governo do estado, município e produtores rurais tem contribuído para a recuperação e conservação de estradas em Mato Grosso. A iniciativa realizada no médio-norte do estado, onde se concentra maio parte da produção de grãos mato-grossense, está beneficiando o agronegócio no estado.
No município de Sorriso, por exemplo, aproximadamente dois mil quilômetros de estradas estão em boas condições devido a esse trabalho. Em Sinop não é diferente. O município trem o projeto Andar Bem que, neste ano, preve a recuperação de 12 estradas, totalizando 71 quilômetros.
“A gente faz um levantamento dos trechos mais críticos. Então, iniciamos a parceria com os agricultores da região. A Prefeitura, em conjunto com o Estado, entra com maquinários, logística, servidores, combustível e os produtores entram com cascalho, alimentação e apoio aos servidores”, explica o secretário de Obras de Sinop, Marcos Lopes.
O produtor Enio Pasuch está ansioso para o início das obras. “A partir de poucos dias estarão iniciando os trabalhos de levantamento dessas estradas para que no ano que vem a gente não venha ter os mesmos problemas que tivemos este ano”, ressalta.
Mas a situação não é a mesma em outras regiões o estado. As péssimas condições da MT-458, que liga Rondonópolis a Poxoréu, levaram pequenos produtores do assentamento Primavera a fazer a manutenção do local. Conservação que na prática seria de responsabilidade do estado. A iniciativa é uma forma de viabilizar o escoamento das produções e assim evitar ainda mais prejuízos.
“Temos quase 50 famílias que dependem da agricultura para sobreviver”, explica que o presidente da Associação de Produtores do Assentamento, Odilon Rodrigues dos Santos. Conforme ele, as estradas são necessárias para levar a produção até os grandes centros.
A Secretaria Estadual de Transporte informou, em nota, que a manutenção desta rodovia está programada. A previsão é de que os trabalhos só comecem a partir do dia dez de junho.