Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Rollemberg comemora regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

23.08.2013
10:09
FONTE: ASSESSORIA

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O novo fundo, voltado para o financiamento de projetos na região, deve, junto ao já existente Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), potencializar os investimentos no setor produtivo e logístico em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

Para o senador, o FDCO será “mais um instrumento fundamental” para garantir o desenvolvimento da região, que carece de investimentos em infraestrutura e logística. Com a regulamentação, o governo federal anunciou a liberação do R$ 1,5 bilhão para o fundo.

Rollemberg também comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (22), o lançamento de edital para estudos de viabilidade econômica para reativação da linha férrea de passageiros ligando o Distrito Federal ao município goiano de Luziânia. Segundo o senador, centenas de pessoas se deslocam todos os dias entre as duas regiões e perdem de quatro a seis horas de seu dia no percurso, feito de ônibus e em meio a constantes congestionamentos.

- Sempre houve lobby das empresas de ônibus, do cartel das empresas rodoviárias, contrárias à reativação desta estrada de ferro. Por isso faço questão de elogiar o superintendente Marcelo Dourado, que enfrentou este lobby e conseguiu lançar o edital para estudos de viabilidade econômica – elogiou o senador, anunciando que o edital será aberto no dia 1º de setembro.

Pioneiro

Rollemberg registrou ainda o falecimento, na quarta-feira (21), do empresário Orlando Taurisano, proprietário do grupo Disbrave e um dos pioneiros de Brasília. O senador ressaltou que Taurisano desempenhou importante papel para o desenvolvimento econômico de Brasília, cidade onde chegou à época de sua construção.

Amigo de Juscelino Kubitschek, um dos fundadores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o empresário morreu aos 92 anos, vítima de um acidente doméstico.

Em aparte, o senador Gim (PTB-DF) também lamentou a morte do pioneiro, lembrando que ele permaneceu trabalhando à frente do grupo que criou, que hoje emprega cerca de 3,5 mil pessoas. Além da contribuição para a riqueza do DF, acresentou Gim, Taurisano também promovia um lado social importante entre seus trabalhadores, assegurando na empresa uma das taxas de rotatividade de empregados mais baixas do DF.

O falecimento do brigadeiro Rui Moreira Lima, na semana passada, também foi lamentado pelo senador Rodrigo Rollemberg. O senador lembrou que o brigadeiro, morto aos 94 anos, foi um importante opositor à ditadura militar instalada no país em 1964.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO