Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Política

CPI da Petrobras não é 'incompatível' com Copa do Mundo, diz Renan

28.05.2014
09:37
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Questionado sobre a proximidade da Copa, que deverá esvaziar o Congresso Nacional por um mês, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira (27) que a investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras não é "incompatível" com a realização da Copa do Mundo de Futebol.

A CPI mista da Petrobras. composta por senadores e deputados, deverá ser instalada nesta quarta-feira (28), duas semanas antes do início da Copa do Mundo. Paralelamente, já funciona há duas semanas uma CPI somente no Senado. Durante o mês do mundial, o Congresso não terá sessões deliberativas, o que significa que a presença dos parlamentares não será obrigatória.

Questionado durante entrevista no Senado sobre a proximidade dos jogos, Renan defendeu as investigações.

 "Mas não é incompatível Copa do Mundo com investigação. O que o Brasil espera é que a Comissão Parlamentar de Inquérito cumpra seu papel e dê as respostas que a sociedade está cobrando", disse Calheiros durante entrevista.

Durante sessão do Congresso Nacional marcada para a noite desta terça-feira, o presidente deverá designar os 32 parlamentares que comporão a CPI mista, sendo 16 deputados e 16 senadores.

A leitura dos nomes em plenário é o último passo formal necessário para a instalação da CPMI. A partir desta quarta-feira, o integrante mais velho deverá convocar a primeira sessão, quando é eleito o presidente e escolhido o relator.

"O fundamental é que os nomes estarão amanhã no Diário Oficial [do Congresso Nacional], indicados pelos partidos ou designados por mim", afirmou Calheiros. "A instalação acontecerá na prática amanhã".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO