Mato Grosso, 25 de Novembro de 2025
Educação

DEM oficializa apoio a José Serra em eleição para Prefeitura de SP

17.05.2012
23:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O partido Democratas (DEM) anunciou nesta quinta-feira (17), em evento na Avenida Paulista, em São Paulo, seu apoio oficial à candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura da capital paulista nas eleições deste ano. Serra foi escolhido o candidato do PSDB em prévias realizadas no mês de março. Participaram do evento nesta quinta diversas lideranças dos dois partidos, que desconversaram sobre a indicação do futuro candidato a vice na chapa.

“Nós estamos ampliando o arco de alianças. Em uma candidatura vitoriosa as alianças são decisivas. Estamos somando. São Paulo precisa de um grande soma de forças políticas para ser bem administrada”, afirmou Serra. “O vice é algo que nós só vamos ver mais adiante, ninguém está fazendo hoje nenhuma exigência. Vamos conversar com todos, mas vamos deixar isso para a segunda quinzena de junho.”

Além dos questionamentos sobre o possível vice, a aliança com o DEM tanto em São Paulo quanto em outras cidades foi o foco dos discursos. “Eu venho sempre favorecendo essa aliança, independentemente de ser ou não candidato. É uma aliança que tem sido bem sucedida. Eu sou a favor de ter o DEM como parceiro, sem dúvida nenhuma.”

Serra também ressaltou a importância dos vereadores para a candidatura, e agradeceu ao deputado federal Rodrigo Garcia, atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, que chegou a ser pré-candidato o DEM à Prefeitura de São Paulo.

O anúncio do apoio foi acompanhado por centenas de militantes do DEM, e também contou com a presença de lideranças do PSDB, como o governador Geraldo Alckmin, Andrea Matarazzo e o ex-governador Alberto Goldman, que foi vice na chapa de Serra para o governo do estado. Eles também ressaltaram a importância da união entre os partidos. “Hoje essa união. Essa frente que se forma para eleger o Serra de novo, vem para servir a população. É uma união que tem história e que tem futuro”, disse Alckmin.

Vice
As principais lideranças do DEM afirmaram que, apesar de ser natural o partido pleitear o cargo de vice-prefeito na chapa, o assunto ainda não está em discussão. “O Democratas continua pretendendo indicar o vice, mas de forma alguma fará imposições e nem vetos. Nós queremos contribuir com a vitória de Serra, esse é o desejo maior. O partido entende que tem legitimidade para pleitear o vice”, disse o deputado federal ACM Neto, pré-candidato do partido à Prefeitura de Salvador.

Ele afirmou não ficar desconfortável em fazer parte de uma chapa composta também pelo PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab que tem diversos dissidentes do DEM. “Não será apenas em São Paulo, em diversas cidades do Brasil PSDB e DEM participarão da mesma chapa. O que vale ressaltar é a história de parceria entre Democratas e PSDB.”

O senador Agripino Maia, presidente nacional do DEM, reiterou que não há disputa entre os dois partidos para indicar o vice. “Não faria sentido nós fazermos alianças com partidos que não fazem, como nós, a via de oposição. Não há essa disputa, o candidato Serra tem todo o direito de, conversando com os aliados, escolher, dentro de sua conveniência para ganhar a eleição, o vice mais conveniente. E nós saberemos conversar na hora certa com o Serra sobre a chapa completa, sobre as alianças”.

Segundo ele, o partido ainda não tem um nome para ser apontado como possível vice. “Na hora que tivermos esse assunto definido haverá de se conversar com o candidato a prefeito para ouvir as sugestões dele”, disse. “Onde o PSDB for mais forte, o DEM vai apoiar. Onde o DEM for mais forte, vai esperar o apoio do PSDB.”

O mesmo foi dito pelo deputado federal Rodrigo Garcia, que negou seu nome como possível vice de serra. “Essa questão não está colocada nesse momento. O DEM sempre vai reivindicar o espaço de seu tamanho, mas ele quer antes de tudo contribuir com a candidatura de José Serra. Estamos em uma ampla aliança, isso só nos engrandece e nos deixa convictos de que nós vamos ganhar essas eleições”, afirmou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO