Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Política

Dilma diz que é 'inadmissível' a Bahia ficar em risco devido à greve da PM

17.04.2014
11:01
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A presidente Dilma Rousseff manifestou apoio nesta quinta-feira (17) ao governador da Bahia, Jacques Wagner, e disse ser 'inadmissível' que a segurança da população baiana seja colocada em risco em razão da greve dos policiais militares do estado. A PM da Bahia entrou em greve na última terça (15) para pressionar reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

"É inadmissível que a segurança da população baiana fique em risco. O gov @jaqueswagner tem todo o apoio do meu governo p/ garantir segurança à população da Bahia" escreveu Dilma em sua conta no Twitter.

Na quarta-feira (16), a presidente autorizou o envio de tropas federais para o estado da Região Nordeste para ajudar na segurança pública. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União.

Em comunicado divulgado nesta quarta, o governo baiano informou que Dilma assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), autorizando o emprego das Forças Armadas na segurança pública na Bahia. "As operações de GLO [Garantia da Lei e da Ordem] conferem aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante", informa o comunicado.

O governo da Bahia informou ainda que o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações e a Polícia do Exército já está patrulhando as ruas de Salvador.

Ilegalidade

Nesta quarta, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) declarou a ilegalidade da greve da Polícia Militar. De acordo com a decisão do desembargador Roberto Frank, os policiais militares devem retornar ao trabalho imediatamente. Para o Supremo Tribunal Federal (STF), os militares e equiparados são proibidos de fazer greve.

A paralisação da PM alterou a rotina em Salvador e cidades como Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Região Sudoeste, e em Juazeiro, no Norte do estado. As ruas e avenidas desses municípios ficaram desertas, ônibus foram recolhidos, aulas foram suspensas, supermercados sofreram saques e bancos, arrombamentos.

A decisão da greve ocorreu após representantes de associações que representam os policiais militares terem analisado e rejeitado uma proposta de modernização da PM feita pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Caso os policiais não retornem ao trabalho, a decisão do TJ-BA determina aplicação de multa diária de R$ 50 mil. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO